Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/06/14 às 20h07 - Atualizado em 13/11/18 às 14h49

Quarta é dia de música colombiana no Fan Fest

COMPARTILHAR


Álvaro Meza é uma das atrações musicais do Taguaparque

Você já ouviu falar em música vallenata? Imagina onde surgiu? O ritmo é popular do norte da Colômbia e se assemelha ao forró brasileiro. As letras falam, principalmente, de amor, mulheres e paixão. Nesta quarta (18), o músico colombiano Álvaro Meza, conhecido como “Rey Viajero” (rei viajante), vai se apresentar no Fan Fest Brasília. O artista se dedica exclusivamente à canção vallenata.

O músico e sua banda subirão ao palco às 18h, após o jogo entre Espanha e Chile, que será exibido nos telões do evento. O show tem 40 minutos de duração. A experiência de receber a Copa do Mundo traz essa grande oportunidade de apreciar diferentes culturas: Álvaro Meza foi vencedor do Festival da Lenda Vallenata de 2001, um dos mais importantes eventos musicais da Colômbia, criado em 1968.

Meza explica que, na música vallenata, usa-se tradicionalmente três instrumentos. “Ela tem raiz europeia, uma vez que utiliza o acordeão; tem procedência africana, com o uso das “cajas” ou tambor; e também sul-americana, com o uso a “guacharaca” (instrumento côncavo de fricção)”, conta o artista.

A banda atualmente é formada por Omar Lopez (voz); Orlando Rojas, (“cajas”); Luis Gutierrez (“guacharaca”); e Hector Ochoa (baixo). Orgulhoso por estar no Brasil, acompanhando a seleção da Colômbia durante o Mundial com o apoio do Ministério das Relações Exteriores da Colômbia, o músico explica os ritmos da música vallenata, que são “paseo”, “merengue”, “puya”, “son” e “tambora”.

Na quinta-feira (19), Meza vai assistir o jogo entre Colômbia e Costa do Marfim no estádio Mané Garrincha. Na próxima semana, viaja para Moscou e Cracóvia para participar de festivais europeus.

Mais sobre o Alvaro Meza

O acordeonista nasceu em Valledupar, em 1959. Mudou-se para Bogotá aos 18 anos. Também participou do Festival Europeu de Acordeon de Trossingen, na Alemanha, em 1993, e em Munster, na França, no ano seguinte. A trajetória de Alvaro Meza inclui shows também em países como Argentina, Venezuela, Cuba, Costa Rica, República Dominicana, Equador, Uruguai, Peru, Guatemala, Estados Unidos, Japão, Coreia, Malásia e Índia.

Serviço – Show Alvaro Meza

Horário: 18h05

Local: Fifa Fan Fest

Para conhecer mais, acesse: http://www.elvallenato.com/vallenatos/340/Alvaro-Meza.htm