Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/10/13 às 19h44 - Atualizado em 13/11/18 às 14h39

Prorrogado prazo de credenciamento para contratações artísticas do GDF

COMPARTILHAR

Artistas terão até 8 de novembro para entregar ficha preenchida na Secretaria de Cultura

A Secretaria de Cultura prorrogou até 8 de novembro o prazo para credenciamento dos artistas que desejam participar das contratações artísticas do Governo do Distrito Federal até janeiro de 2014.

Os interessados devem preencher a ficha de credenciamento e entregar presencialmente na Secretaria de Cultura, ou via correspondência registrada em horário e data previstos no edital.

O subsecretário da Unidade de Administração, Alexandre Rangel, alerta que apenas o cadastramento no Sistema de Cadastro de Artista (Siscult) não garante o credenciamento.

ENTENDA – O credenciamento contempla bandas, grupos e artistas nos seguintes estilos artísticos: culturas populares e tradicionais, orquestras, MPB, música instrumental, blues e jazz, afro e samba, pop-rock, hip-hop, forró (tradicional, universitário e eletrônico), reggae, sertanejo, axé e pagode, contador de história, dança, teatro, multiplicidade de gêneros, arte urbana (grafite e dança de rua), oficineiros e apresentações solo.

O edital tem todos os cachês pré-estabelecidos, por categoria. Foram diferenciados, por exemplo, os valores que serão pagos para os artistas a partir do número de integrantes, tempo de carreira, entre outros.

“É preciso ficar claro que a tabela de cachês publicada diz respeito somente a este edital de credenciamento. Ela não é referência para contratações de todos os artistas, como os consagrados, que terão o cachê definido pela documentação do artista”, explica Rangel.

O principal objetivo do credenciamento é democratizar o acesso dos artistas aos eventos feitos com recurso público e proporcionar o rodízio de contratações das ações culturais realizadas pelas Regiões Administrativas do DF.

“Se tivermos dez bandas de reggae credenciadas, por exemplo, e a banda 'A' for escolhida para uma festa de aniversário de uma administração, ela fará o evento, receberá o cachê, mas só voltará a ser contratada novamente depois que as outras nove tiverem essa oportunidade. Vamos, com isso, permitir que todos os credenciados possam trabalhar”, ressalta Rangel.

Mais informações sobre o sistema e novo modelo de contratação artística estão disponíveis no Manual do Usuário e no site da Secretaria de Cultura www.cultura.df.gov.br