Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/04/18 às 11h11 - Atualizado em 13/11/18 às 15h31

Projeto Escala Brasília começa nesta sexta

COMPARTILHAR
Projeção roxa da cidade de Brasília no centro. com pessoas em volta observando

Projeção Escala Brasília na maquete no Espaço Lúcio Costa

 

Patrocinado pelo Fundo de Apoio a Cultura (FAC-DF), o projeto “Escala Brasília, Maquete 4D” traz uma projeção mapeada sobre a maquete do Plano Piloto, localizada no Espaço Lúcio Costa, na Praça dos Três Poderes. A abertura do projeto será nesta sexta (27) às 19h, em mais uma edição do projeto Poderes da Arte, que levará a Banda Tropicall, e os DJs Barata feat Samuel Mota, Beep Dee, Ramiro Galas e Gerson Deveras para o espaço. A visitação estará aberta entre os dias 28 de abril e 6 de maio, com entrada franca.

 

A ação acrescenta uma nova camada de informação à maquete, onde se busca criar uma atividade interativa com os visitantes e assim difundir conhecimentos importantes sobre a arquitetura e história de Brasília. A proposta é enaltecer o turismo cívico de Brasília e lançar o olhar para as possibilidades de se acolher os visitantes com conteúdos que tratam tanto da memória afetiva, quanto da abordagem de saberes que perpassam a história, arquitetura, design e arte com o uso aplicado da tecnologia, mediadora entre o público e a sua relação com o espaço que o circunda, em uma viagem virtual pelo tempo e espaço.

 

A interação ocorre em terminais localizados ao redor da maquete, onde constam diversos assuntos. Todas as informações contidas nas telas são referenciadas sobre a maquete física existente, utilizando-se para isto a projeção mapeada de vídeo. O conteúdo apresentado aborda questões abrangentes como:

 

Escalas: Monumental, residencial, gregária e bucólica;

Arquitetura: Monumentos, obras por arquitetos (Oscar Niemeyer, Lúcio Costa, Milton Ramos, entres outros), arquitetura cotidiana (superquadras, mobiliário urbano, azulejos);

Setores/Regiões: Asa Sul/Norte, Setores, Campus universitário, Vila Planalto, Octogonal, Cruzeiro, SMU e demais locais abrangidos na maquete;

Fatos históricos: Vila Amaury, Cidade Livre, inauguração e primeira missa, Patrimônio Histórico pela UNESCO;

Natureza/Parques: Lago Paranoá, Água Mineral, Paisagismo de Burle Marx, Parque da Cidade, Olhos d´água, Jardim Botânico, pomares urbanos.

 

Patrimônio

Em 1987, Brasília foi decretada Patrimônio Histórico e Cultural. Dois fatores que pesaram nesta escolha feita pela UNESCO foram o fato da cidade “representar uma obra-prima do gênio criativo humano” e “ser um exemplo de um tipo de edifício ou conjunto arquitetônico, tecnológico ou de paisagem, que ilustre significativos estágios da história humana”. Mais de trinta anos depois, o título se torna ainda mais relevante para resguardar a cidade contra alterações que possam comprometer sua concepção original.

 

“Brasília é uma cidade que nasceu olhando para o futuro e onde foram empregados todos os recursos técnicos e ideias mais avançados que existiam à época, inclusive criando aqui algumas experiências que serviram de modelo para o resto do mundo. Com este projeto, pretendemos dar continuidade neste processo e criar algumas soluções inovadoras em Brasília no contexto de uma cidade relevante na contemporaneidade.” Destaca a arquiteta e artista Gabriela Bilá, diretora de arte do projeto.

 

“Para mantermos a integridade de Brasília como uma Cidade Monumento, é importante desenvolver ações estimulantes que levem à população conhecimentos essenciais sobre nossa cidade.” Enfatiza Felipe Brito, idealizador do Escala Brasília.

A Praça dos Três Poderes é um local icônico para reafirmar a importância de Patrimônio de Brasília, pois além de ser um dos pontos principais idealizados desde o traçado de Brasília, sedia o monumento “Marco Brasília”, desenhado para marcar o ato de inclusão da cidade na lista da UNESCO.

 

 

Serviço

Escala Brasília, Maquete 4D
Abertura: 27 de abril (sexta), às 19:00
Local: Praça dos Três Poderes

Programação:

Barata + Samuel Mota

Beep Dee (Hot Creations)

Gerson Deveras

Rami (Forró RED Light)

Banda Tropicall

Acesso livre

 

Visitação

De 28 de abril a 6 de maio
De segunda a domingo, de 9 às 18 horas

Local: Espaço Lúcio Costa – Centro Cultural Três Poderes (Praça dos Três Poderes)
Entrada franca

Informações: (61) 3325-6244 / 3323-3728 / 3326-7709
Classificação indicativa: Livre
Realização: Entrequadra Novas Mídias.