Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/10/13 às 13h55 - Atualizado em 13/11/18 às 14h39

Projeto básico de reforma do Teatro Nacional é apresentado

COMPARTILHAR


Documentos já foram encaminhados ao Iphan


A primeira versão do projeto básico de reforma do Teatro Nacional Claudio Santoro já foi apresentado pela empresa contratada pelo Governo do Distrito Federal e encaminhado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para análise.

A última reforma do Teatro Nacional foi em 1998. Na época, ainda não havia sido aprovada a Lei de Acessibilidade, que foi sancionada em 2004, com normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.

Para se adequar ao dispositivo e às regras relativas a combate e segurança contra incêndio visando a emissão de Habite-se, o GDF criou um grupo de trabalho coordenado pela Secretaria de Cultura e composto pelo Corpo de Bombeiros, Agência de Fiscalização do DF (Agefis), Administração de Brasília, Secretaria de Habitação Regularização e Desenvolvimento Urbano (Sedhab) e Iphan.

Este grupo vai traçar as diretrizes para reformas e restaurações dos patrimônios históricos do Distrito Federal e está acompanhando o projeto de reforma do Teatro Nacional.

No início deste mês, a empresa Acunha Solé Engenharia Ltda, contratada para produzir os projetos de arquitetura necessários à restauração do Teatro Nacional, apresentou ao grupo a primeira versão do projeto básico.

A empresa foi contratada por meio de licitação, em agosto, e tem 120 dias para entregar o documento pronto. O projeto está orçado em R$ 3,22 milhões e a expectativa da Secretaria de Cultura é que as obras comecem no início de 2014.

FUNCIONAMENTO NORMAL – As atividades do Teatro Nacional estão mantidas, normalmente, até que o projeto seja entregue à Secretaria de Cultura, no fim do ano. O Corpo de Bombeiros aceitou a proposta da pasta para funcionamento da casa até dezembro.

O Teatro Nacional tinha permissão dos bombeiros para funcionar até 19 de outubro, mas a secretaria solicitou a prorrogação do prazo e, no último dia 8 deste mês, os bombeiros adiaram para 23 de dezembro a data para sanar as irregularidades encontradas na estrutura.

“Essa prorrogação é algo natural, já que nosso contrato para o projeto de reforma do Teatro Nacional deve ser concluído no fim do ano. Os problemas encontrados na estrutura da casa serão sanados com o restauro total do TNCS”, explicou o subsecretário do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secretaria de Cultura, José Delvinei dos Santos.

PROGRAMAÇÃO – Na próxima semana, a Orquestra Sinfônica realizará concerto de gala, sob a regência do maestro convidado Osvaldo Colarusso.

O espetáculo será às 20h, na sala Villa-Lobos, e a entrada é franca, obedecendo a ordem de chegada do público. A apresentação dará continuidade ao Festival “500 anos de Música Alemã”, como parte da “Temporada da Alemanha no Brasil, 2013 – 2014”.