Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/06/16 às 20h19 - Atualizado em 13/11/18 às 14h50

Programação do 1º Festival Internacional de Cinema LGBTI de Brasília

COMPARTILHAR

Dia 20/06 às 19h00 (Abertura Oficial)

Palestrante discurso de abertura: Embaixador da Embaixada da Bélgica, Sr. Jozef Smets

19h: North Sea Texas (drama/romance/Bélgica/2011/94min) Dir: Bavo Defurne

Sinopse – Pim vive com a mãe solteira e outrora rainha da beleza numa pequena localidade na costa belga. Introvertido, Pim alegra os seus dias desenhando e sonhando com uma outra vida. Ele expressa os seus desejos latentes através de uma secreta colecção de objectos “emprestados”, escondidos numa caixa de sapatos. Com a chegada da adolescência, surge o apetite sexual e Pim desenha e sonha com Gino, o vizinho mais velho, seu herói Motard. Mas este primeiro amor parece destinado a um final triste.

21h: Reel (curta-metragem/ficção/Suécia/13min/2013) Dir: Jens Choong

Sinopse: Robert e Victor têm 15 anos e são melhores amigos. Amanhã Victor vai se mudar para outra cidade. Eles andam pelas ruas fazendo só palhaçadas. Aos poucos, entendemos que há mais que amizade entre eles. Evocativo e com atuação fina, este filme explora os limites emocionais e sexuais.

Recepção organizada pela Embaixada da Bélgica com a presença de food trucks!

Dia 21/06

19h00 – Brotherhood (drama/Dinamarca/90min/2010) Dir: Nicolo Donato

Sinopse: Uma história de amor proibido e busca da identidade. Após ser expulso do serviço militar, Lars torna-se membro de um grupo neonazista, onde conhece o fascinante Jimmy. Os dois se apaixonam e se desejam muito, mas é difícil manter o relacionamento em um ambiente que reprime e condena a homossexualidade. Lealdade a uma fraternidade implica deslealdade a outra e há um preço a ser pago.

Boygame (curta-metragem/ficção/Suécia/15min/2013) Dir: Anna Österlund Nolskog

Sinopse: Os melhores amigos John e Niclas têm 15 anos de idade. Eles decidem-se por praticar um pouco antes do possível contato sexual com meninas. É uma história divertida sobre insegurança e identidade sexual durante a adolescência.

21h00 – Os Invisíveis (documentário/França/2012/90min) Dir: Sébastien Lifshitz

Sinopse: Nascidos entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, seis franceses contam suas histórias pessoais, vividas em diferentes partes do país ao longo de quase todo o século XX. Embora sejam pessoas comuns, seus relatos refletem as transformações da sociedade nas últimas seis décadas. Sem que tenham optado por uma vida extraordinária, os casais Yann e Pierre, Bernard e Jacques e Catherine e Elisabeth foram desbravadores apenas por terem vivido numa época em que homossexuais eram totalmente discriminados pela sociedade.

One of Them (curta-metragem /Canadá/2000/25min): Dir: Elise Swerhone

Sinopse: Este curto filme de ficção apresenta estudantes no último ano de ensino médio descobrindo e lutando contra a discriminação e os estereótipos. Jamie tem de enfrentar suas próprias reações quando ela percebe que seu amigo é gay e precisa de seu apoio. O namorado de Jamie deve decidir se ele vai apoiá-lo. Um deles incide sobre a LGBT fobia e a discriminação num contexto de direitos humanos. A dramatização leva os telespectadores a buscarem suas próprias respostas e promoverem um ambiente escolar seguro para todos.

Dia 22/06

19h00 – The Case Against 8 (documentário/USA/2014/109min) Dir: Ben Cotner e Ryan White

Sinopse: O documentário aborda o impactante caso da Suprema Corte dos Estados Unidos que alterou a Emenda Constitucional 8, referente à proibição do casamento entre pessoas do mesmo sexo no Estado da Califórnia. Após 5 anos de produção, o filme narra a luta que ajudou a pavimentar o caminho para a igualdade matrimonial em nível nacional, tendo acesso aos bastidores da luta de dois casais da Califórnia pelo direito de se casarem e também da equipe jurídica composta pelo conservador Ted Olson e o liberal David Boies. O documentário consegue fornecer um relato sólido dessa batalha que efetivamente acabou com a discriminação matrimonial na Califórnia e levou o assunto até a instância da Suprema Corte.

On Suffocation (Curta-metragem/ficção/Suécia/7min/2013) Dir : Jenifer Malmqvist

Sinopse: Um filme perturbador e importante sobre quando um sistema se torna mais importante do que a vida de uma pessoa. Sete minutos sem diálogo. O aspecto mais perturbador do filme é que ele poderia ser absolutamente verdadeiro.

21h00 – Pride (comédia/drama/Reino Unido/2014/129min) Dir: Matthew Warchus

Sinopse: No ano de 1984, Margaret Thatcher está no poder e os mineiros estão em greve. Depois do orgulho gay chegar em Londres, um grupo de ativistas gays e lésbicas decide arrecadar dinheiro para enviar às famílias dos mineiros. Mas a União Nacional dos Mineiros parece um pouco constrangida em receber esta ajuda. Os ativistas não perdem o ânimo, decidem entregar a doação pessoalmente e partem em direção ao País de Gales. Assim começa a história improvável de dois grupos que não tinham nenhuma relação, mas se uniram em prol de uma causa.

Dia 23/06

19h00 – O Meu Nome é Jacque (Documentário/Brasil/2016/72min) Dir: Angela Zoe

Sinopse: A diversidade da narrada através de um olhar sobre a história e a vida de Jacqueline Rocha Côrtes, uma mulher transsexual portadora do vírus da AIDS, que precisou e que ainda precisa superar grandes obstáculos para viver sua vida da melhor forma possível, quebrando paradigmas e derrubando preconceitos.

Out and About (Curta-metragem/Documentário/Países Baixos/30min/2016) Dir: Koen Suidgeest

Sinopse: “Out&About” conta a historia dos pais de filhos LGBTI em três países diferentes: Rússia, Indonésia e Quênia. O cineasta KoenSuidgeest mostra como leis contra LGBTI e/ou estigmas nos países em questão afetam o dia a dia dos protagonistas. Em uma forma de partir o coração, os pais compartilham os seus sentimentos com o cineasta e os dilemas que eles têm que enfrentar. As palavras chaves desse filme são: amor, identidade, medo e igualdade. O documentário estreou no dia 17 de maio de 2016 em comemoração dos direitos LGBTI.

Dia 24/06

19h00 – Mixed Kebab (drama/Bélgica/2012/98min) Dir: Guy Lee Thys

Sinopse: Ibrahim é um jovem turco que vive com sua conservadora familia muçulmana. A familia tenta arranjar um casamento para ele, mas Ibrahim é gay e está apaixonado por Kevin. Enquanto tenta esconder a realidade da sua família, ele deve lidar com o preconceito de todos.

Ladyboy (Curta-metragem/animação/documental/Suécia/8min/2012) Dir: David Sandberg, Claes Lundin

Sinopse: Ladyboy é um curta-metragem experimental sobre uma mulher na Tailândia que fez realinhamento de género e agora enfrenta a decisão mais difícil de sua vida: será que ela deveria mudar para o Canadá por amor ou ficar em Bangkok e continuar sustentando a sua família através da prostituição?

Dia 25/06

19h00 – The Man Who Loved Yngve (comédia/drama /Noruega/2008/90min)Dir: Stian Kristiansen

Sinopse: Novembro de 1989, o muro de Berlim caiu. Na cidade de Stavanger, na Noruega, Jarle Klepp não tem a menor ideia de que tudo está prestes a mudar… Até agora ele tem tudo – a melhor namorada do mundo e o amigo mais legal de todos. Juntos, eles irão lançar a banda punk mais pesada de Stavangers, a Mattias Rust Band. Então o novo garoto da sala, Yngve, aparece. Ele não é como qualquer outra pessoa e Jarle está confuso. Ele não sabe o que fazer. Tudo o que ele sabe é que ele não pode parar de se encontrar com Yngve.

Bald Guy (Curta-metragem /Musica/Noruega/12min/2011) Dir: Maria Bock

Sinopse: Um animado musical sobre ser quem você é e amar quem você quiser. A história de um jovem e sua busca por amor e aceitação, um filme sobre o amor proibido e sem limites e o risco de perder tudo quando a sua escolha vai diretamente contra o que é moralmente aceito.

Dia 26/06

19h00 – Mambo Italiano (comédia/Canadá/2003/99min) Dir: Émile Gaudreault & Steve Galluccio

Sinopse: Situado na comunidade ítalo-canadense em Montreal, Canadá, esta comédia é uma exploração hilariante e comovente da experiência de “sair do armário” no final do ano 1990 e início de 2000. Angelo, em seus vinte e tantos anos, é um agente de viagens que aspira tornar-se um escritor de televisão. Seus pais, Maria e Gino, têm o seu mundo despedaçado quando seu filho decide se mudar da casa da família para um apartamento próprio. Eles ficaram aliviados e felizes quando o melhor amigo de infância de Angelo, Nino, decide morar com seu filho. Este alívio foi de curta duração até que eles descobrem que Nino e Angelo são mais do que apenas companheiros de quarto! Sorria e chore ao longo desta comédia de como Angelo, Nino e suas famílias lutam com a identidade, a tradição, a família e serem fiéis a si mesmos.

Palestrante discurso de encerramento: Embaixador da Embaixada da Canadá, Sr. Riccardo Savone

Recepção organizado pela Embaixada da Canadá, com a presença de food trucks!