24/04/18 às 17h45 - Atualizado em 13/11/18 às 15h31

Programação Cine Brasília – Semana de 26 de abril a 2 de maio de 2018

Singelo, mas com forte carga dramática, A Cidade do Futuro, dos diretores Cláudio Marquez e Marília Hughes, faz sua estreia no Cine Brasília. O filme venceu as categorias Melhor Filme Latino-Americano do Bafici (Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires) e Melhor Filme Internacional do Newfest (New York LGBT Film Festival’s). Também foi a escolha do público no festival Olhar de Cinema (Curitiba) e ganhador dos prêmios de Melhor Filme Brasileiro e Melhor Direção do 10º For Rainbow (Rio de Janeiro).

Filmado inteiramente no sertão baiano, na região da Serra do Ramalho, o filme acompanha alguns meses da gravidez da personagem Milla. Dona do seu corpo e da sua história, a jovem expressa o desejo de fugir da trajetória comumente reservada às mulheres na região.

Outra de nossas estreias, Rogério Duarte – o Tropikaoslista, de José Walter Lima, é o documento definitivo sobre esse artista único. Sobrinho do sociólogo Anísio Teixeira, Duarte foi um intelectual multimedia baiano, autor das mais importantes capas dos LPs da Tropicália. Além de artista gráfico, Rogério Duarte foi músico, compositor, poeta, tradutor e professor. Nos anos 1960 mudou-se para o Rio de Janeiro para estudar arte industrial com o alemão Max Bense, um dos mestres da semiótica e da poesia concreta, o que influenciaria seu trabalho no futuro.

Na capital fluminense, trabalhou como diretor de arte da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da Editora Vozes. Foi o autor de vários cartazes para filmes de seu amigo Glauber Rocha, entre eles “Deus e o diabo na terra do sol”, clássico do cinema nacional. O cartaz desse filme se transformou em referência e é apontado como o despertar da pós-modernidade no Brasil.

A terceira estreia da semana, Praça Paris, de Lúcia Murat, é um filme que aborda o tema da violência no Rio de Janeiro. O longa apresenta dois universos díspares, representados pelo antagonismo de suas protagonistas. De um lado há Glória, interpretada pela ótima Grace Passô, moradora de uma favela, ascensorista, estuprada quando criança, irmã de um perigoso bandido que está na prisão, adepta da tese “Aqui se faz, aqui se paga”. Do outro há Camila, terapeuta interpretada pela atriz portuguesa Joana de Verona. As duas trabalham no mesmo local, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e se encontram justamente quando Glória busca apoio psicológico em sessões de análise. Um filme oportuno e fundamental.

Imperdível comédia baseada em fatos reais, De Encontro com a Vida, de Marc Rothemund, segue em cartaz. Drama com toques cômicos, que foi êxito de público na Alemanha, muito em função da sensibilidade da direção e do tratamento superemocional da história. Não há como classificar De Encontro Com a Vida como uma comédia romântica strictu sensu. Há o romance, mas isso está longe de ser o objetivo principal do longa. O filme trata de aceitação, superação e integração em um mundo preconceituoso. A leveza com que Marc Rothemund dirige o filme é essencial para entendermos a forma como o tema das deficiências pode ser visto numa determinada perspectiva histórica e social.

Também permanece em cartaz O Dia Depois, do grande mestre contemporâneo sul-coreano Hong Sang-Soo. O filme aborda uma vez uma das grandes obsessões do diretor: a infidelidade do homem. Desta vez o conflito envolve as relações sentimentais entre o chefe e sua amante. Como sempre, estão em jogo as implicações do amor, a fé religiosa e, principalmente, o assédio do homem sobre a mulher, valendo-se de sua superior posição hierárquica no trabalho.

SINOPSES

ESTREIAS

A Cidade do Futuro

(Drama/Brasil/75min/2018)

De Cláudio Marquez e Marília Hughes

Com: Milla Suzarte, Gilmar Araújo, Igor Santos

Sinopse:  Gilmar (Gilmar Araújo) e Igor (Igor Santos) se envolvem amorosamente, mas precisam lidar com a inesperada gravidez de Milla (Milla Suzart). Juntos, os três formam uma família em meio às terras secas da Bahia, em um local marcado pelo machismo, pela homofobia e por uma das maiores migrações compulsórias já registradas.
Classificação indicativa: 14 anos

Trailer: https://vimeo.com/165011444

Rogério Duarte, o Tropikaoslista

(Documentário/Brasil/89min/2018)

De José Walter Lima

Com: Rogério Duarte, Gilberto Gil, Caetano Veloso

Sinopse:  Rogério Duarte é um dos nomes mais importantes da Tropicália, movimento cultural brasileiro da década de 1960. O artista plástico foi um dos primeiros a denunciar publicamente as torturas cometidas no regime militar. Durante a ditadura, a sua atuação política e seus feitos culturais mobilizaram muitos artistas e inspiraram toda uma geração.                Classificação indicativa: 14 anos

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=hCBU77oExS0

Praça Paris

(Drama/Portugal/Argentina Brasil/112min/2017)

De Lúcia Murat

Com: Joana de Verona, Grace Passô, Alex Brasil

Sinopse:  Camila (Joana de Verona) é uma terapeuta portuguesa que trabalha na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde atende Glória (Grace Passô), ascensorista da universidade. Ao longo das sessões, Camila se depara com uma realidade bastante violenta, já que Glória foi estuprada pelo próprio pai quando criança e seu irmão, Jonas (Alex Brasil), é um perigoso bandido que está na prisão. Cada vez mais assustada com os relatos que ouve, ela se sente ameaçada ao mesmo tempo em que Glória passa a vê-la como algo essencial em sua vida.
Classificação indicativa: 14 anos

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=9DY5ZoSLksI

EM CARTAZ

De Encontro Com a Vida