Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/05/18 às 11h33 - Atualizado em 13/11/18 às 15h07

Programação Cine Brasília – 31 de maio a 06 de junho

COMPARTILHAR

 

Premiado no Festival de Berlim de 2017 como Melhor Filme de Estreia, A Amante, um dos lançamentos desta semana no Cine Brasília, deu também o prêmio Urso de Prata de melhor ator a Majdi Mastoura. Esta fábula singela é um canto à liberdade do indivíduo e ao desejo de uma vida plena e gratificante. Com produção dos irmãos Dardenne, o filme segue a cartilha estética comum aos cineastas belgas: câmera na mão elegantemente captando as sutilezas das expressões dos protagonistas. O diretor Mohamed Ben Attia dá atenção especial também  a todos os personagens coadjuvantes de modo a evidenciar o conflito de vontades e o dilema moral do protagonista. Um filme para não se perder!

 

Estreia igualmente Importante no nosso cinema, o documentário Em Um Mundo Interior aborda o autismo de uma forma original, direta e informativa. Os diretores Mariana Pamplona e Flávio Frederico adotam uma postura humanista e partem do pressuposto de que se dirigem a um público leigo no assunto. Os cineastas acompanham a descoberta dos primeiros sintomas, a difícil elaboração do diagnóstico, os diferentes graus de autismo, o impacto desta descoberta sobre as famílias. O filme mostra por que o transtorno não pode ser considerado doença, focando sua abordagem nas crianças, dando voz igualmente aos pais e profissionais da saúde.

 

Outra estreia muito interessante é o longa Para Ter Onde Ir, da paraense Jorane Castro, diretora com filmes (documentários e ficções)premiados nos mais diversos festivais internacionais.  Para Ter Onde Ir é um filme de estrada sobre deslocamento, mas também uma história de busca pessoal, de questionamentos sobre os caminhos que se toma existencialmente, sobre o que se vai deixar como legado neste mundo. O filme propõe essas indagações ao seguir o fluxo das personagens com seus afetos, sentimentos e memórias.

 

A partir do dia 04 de junho( segunda-feira) até o dia 09 de junho o Cine Brasília apresenta, em programação especial, a Mostra de Cinema Italiano Fare Cinema, em colaboração com a Embaixada da Itália. São produções contemporâneas de uma das mais importantes cinematografias do mundo.

 

Prossegue em cartaz até sábado(02), a Mostra de Cinema Latino-Americano e Caribenho, reúne obras de Honduras, Guatemala, Guiana, El Salvador, Barbados, Equador, Cuba, Venezuela, Nicarágua, Peru, Bolívia, levando ao público cinematografias que, de outra maneira, não frequentam as telas dos cinemas brasileiros.

 

Uma das mais agradáveis esquisitices do Festival de Berlim de 2017, Réquiem Para a Sra. J. tem continuidade em nossa grade de programação. Com sua atmosfera fatalista e letárgica, esta comédia sombria do diretor sérvio Bojan Viletic aparenta ser mais uma das obras cinzentas típicas da Europa do leste. Mas há algo mais aqui no céu dos que os aviões de carreira. Existe neste filme um toque muito mais brincalhão sob a superfície deste drama essencialmente humanista e belo.

           

SINOPSES  

 

ESTREIAS

 

 A Amante

(Drama/Romance/Tunísia/Bélgica/França/93min/2018)

De Mohamed Ben Attia

Com: Majd Mastoura, Rym Ben Messaoud, Sabah Bouzouita

Sinopse: Hedi é um jovem introvertido, que não espera muito da vida. Ele permite que todos tomem decisões por ele, como sua autoritária mãe, que planeja seu casamento com Khedija, seu chefe, que o manda para viagens em datas comemorativas e seu irmão, que sempre diz como ele deve se comportar. Em uma viagem do trabalho, Hedi conhece Rim, que o intriga sobre sua segurança e liberdade, se envolvendo em uma passional relação amorosa. Agora, durante o tempo em que os preparativos do casamento acontecem, Hedi é forçado a tomar uma decisão. Classificação indicativa: 12 anos

 

Para Ter Onde Ir

(Drama/Brasil/100min/2018)

De Jorane Castro

Com: Lorena Lobato, Ane Oliveira, Keila Gentil

Sinopse: Três mulheres com diferentes visões sobre a vida e o amor, seguem juntas em uma única viagem partindo de um cenário urbano para outro onde a natureza bruta prevalece. Eva, mulher madura e pragmática que convida para a sua jornada a amiga Melina, uma mulher livre e sem compromissos e Keithylennye, uma jovem ex-dançarina de tecnomelody. No caminho, os acontecimentos vividos separadamente pelas três revelam as incertezas e os diferentes sentidos daquela viagem para cada uma delas. Classificação indicativa: 12 anos

 

Em Um Mundo Interior

(Documentário/Brasil/França/65min/2018)

De Flávio Frederico e Mariana Pamplona

Sinopse: O documentário registra a vida de famílias de classes sociais e regiões distintas, cujos filhos manifestam transtornos sensoriais ou cognitivos. Assim, o projeto busca compreender a percepção do mundo pelo ponto de vista dos jovens com Transtornos do Espectro do Autismo. Classificação indicativa: 10 anos

 

                                                

EM CARTAZ  

 

Réquiem Para a Sra. J.

(Comédia/Drama/Sérvia/Bulgária/Macedônia/Rússia/França/94’/2018)

De Bojan Vuletic

Com: Mirjana Karanovic, Jovana Gavrilovic, Danica Nedeljkovic

Sinopse: Jelena passa seus dias desolada. Após a morte de seu marido, ela se sente cansada e solitária, mesmo morando com suas duas filhas e sua sogra. Entendiada, decidiu que no final da semana, vai cometer suicídio. Mas, antes disso, percebe que tem algumas tarefas importantes pela frente: pegar de volta uma poltrona emprestada a um vizinho e encerrar sua apólice de seguro de vida, além de conseguir um pedreiro para colocar uma fotografia de retrato em sua lápide. Classificação indicativa: 14 anos

                             

 

MOSTRAS DE CINEMA

 

Fare Cinema – Mostra do Cinema italiano(De 04 a 08 de junho)

 

La kryptonite nella borsa

De Ivan Cotroneo

Sinopse: Peppino vai morar com seus tios depois que sua mãe fica depressiva. Quando seu primo é morto por um ônibus, ele mergulha no mundo da fantasia para lidar com as realidades da vida.

 

L’industriale

De Giuliano Montaldo

Sinopse: Empresário imerso em dívidas com bancos tem poucos dias para tentar impedir a falência de sua fábrica e de seu casamento com uma bela arquiteta, que está tendo um romance com um músico.

 

È stato il figlio

De Daniele Ciprì

Sinopse: Serenella morre durante uma ação do crime organizado e sua família decide pedir indenização à máfia. Logo, eles parecem esquecer-se da filha assassinada enquanto encontram formas de gastar o dinheiro recebido.

 

Gli equilibristi

De Ivano di Matteo

Sinopse: Giulio é um homem de 40 anos que vê sua vida mudar quando sua esposa descobre uma traição. Sobreviver com 1200 euros por mês, tendo que pagar a pensão para a ex, se torna cada vez mais difícil.

 

Scialla!
De Francesco Bruni

Sinopse: Bruno, professor rigoroso e melancólico vive uma vida tranquila até descobrir que um estudante, adolescente extrovertido e rebelde, é o filho dele.

 

 

Mostra de Cinema Latino-Americano e Caribenho (Até o dia 02 de junho)

 

Guatemala
Nome: Ixcanul
Classificação: Não recomendado para menores de 18 anos
Ano: 2015 Duração: 100 minutos Direção: Jayro Bustamante

Sinopse: María, uma jovem maia Cakchiquel de 17 anos, vive com seus pais em uma plantação de café nas encostas de um vulcão ativo na Guatemala. Um casamento arranjado a aguarda, projeto que ela não quer aceitar, mas do qual não pode fugir. María tentará mudar seu destino, apesar de sua condição de mulher indígena. Contudo, uma complicação em sua gravidez a forçará a sair em busca de um hospital: o mundo moderno, com o qual tanto sonhava, salvará sua vida, mas a um preço muito alto.

 

Nicarágua

Nome: La Yuma
Classificação: Não recomendado para menores de 18 anos
Ano: 2009 Duração: 90 minutos Direção: Florence Jaugey

Sinopse: Manágua. Hoje. Yuma quer ser uma boxeadora. Em seu bairro pobre, membros das gangues lutam pelo controle da rua. Em sua casa, o desamor é a regra do jogo. O ringue, a energia e a agilidade dos pés e das mãos são os sonhos e as opções que lhe restam. Uma rua, um assalto, um encontro: Yuma conhece Ernesto, um estudante de jornalismo do outro lado da cidade. Eles são diferentes, mas se apaixonam, atraídos pelo mesmo desejo de encontrar seu próprio espaço no mundo. No entanto, a desigualdade os transforma em lutadores em cantos opostos, e o crime e a pobreza os colocam diante de uma Nicarágua dividida em estratos violentamente contrastados.

 

El Salvador
Nome: El lugar más pequeño
Classificação: Não recomendado para menores de 14 anos
Ano: 2011 Duração: 104 minutos Direção: Tatiana Huezo

Sinopse:Durante a guerra civil de El Salvador, Cinquera, uma pequena cidade nas montanhas, foi destruída pelos paramilitares, considerada um foco de subversão. Por muitos anos permaneceu vazia, até que alguns sobreviventes voltaram a habitá-la. Eles reuniram os ossos espalhados de seus entes queridos, semearam a terra e criaram animais. Por meio de suas memórias, refletem a capacidade do ser humano de se levantar, de se reconstruir, graças à força e profundo amor dos habitantes por sem terra e seu povo.

 

Equador
Nome: Alba
Classificação: Não recomendado para menores de 12 anos
Ano: 2016 Duração: 94 minutos Direção: Ana Cristina Barragan

Sinopse:Alba tem onze anos de idade. Em uma tarde, sua mãe é internada no hospital e ela deve se mudar para viver com Igor, um pai que ela mal conhece. As tentativas de Igor de se aproximar de Alba, as meninas na escola, o primeiro beijo, são estímulos que marcam sua entrada na adolescência e a aceitação de sua família.

 

Paraguai
Nome: 7 Cajas
Classificação: Não recomendado para menores de 14 anos.
Ano: 2012 Duração: 110 minutos Direção: Juan Carlos Maneglia e Tana Schémbori

Sinopse: O carreteiro Victor passa as horas vagas imaginando uma vida de fama e admirando a televisão da loja de DVD’s do mercado. O jovem enfrenta um mundo competitivo e precisa batalhar para conseguir os seus pequenos trabalhos, carregando as compras dos clientes em pleno Mercado Municipal Nº 4. Certo dia, ele recebe uma proposta diferente: carregar 7 caixas, com um conteúdo desconhecido, para ganhar uma nota rasgada de 100 dólares.

 

Cuba

Nome: Habanastation
Classificação: Recomendado para todas as idades
Ano: 2011 Duração: 95 minutos Direção: Ian Padrón

Sinopse: Sinopse: As experiências de dois amigos e colegas de classe; uma história que revela caras distintas da realidade cubana, do cotidiano de uma dupla de crianças na Havana de hoje. La Tinta é um bairro marginal, próximo à Plaza de la Revolucíon. Este será o principal cenário onde Mayito descubrirá outra Cuba em que vive Carlos, bem afastada de sua luxuosa casa em Miramar. Mayito se perde no meio da multidão durante um desfile em 1º de maio, no Dia Internacional dos Trabalhadores, e chega por acidente na periférica comunidade onde mora seu colega estudante que, até então, lhe havia parecido totalmente estranho.

 

 

 

Programação: 

 

Quinta-Feira (31/05)

14h30 – Para Ter Onde ir

16h30 – Réquiem Para a Sra.J

18h30 – Ixcanul(Guatemala/Mostra Latino-América-Caribe)

20h30 – La Yuma(Nicarágua/ Mostra Latino-América-Caribe)

 

Sexta-Feira (01/06)

14h30 – Para Ter Onde Ir

16h30 – Réquiem Para a Sra.J.

18h30 – El Lugar Más Pequeño (El Salvador/Mostra Latino-América-Caribe)

20h30 – Alba(Equador/Latino-América-Caribe )

 

Sábado (02/06)

14h30 – Para Ter Onde Ir

16h30 – Réquiem Para a Sra. J.

18h30 – 7 Cajas (Paraguai/Latino-América-Caribe)

20h30 – Habanastation(Cuba/Latino-América-Caribe)

 

Domingo (03/06)

14h00 – Para Ter Onde Ir

16h00 – Em Um Mundo Interior

17h10 – A Amante

18h50 – Réquiem Para a Sra. J.

20h30 – A Amante

 

Segunda-Feira (04/06)

18h50 – Réquiem Para a Senhora J. 

20h30 – A Krytonita na Bolsa (Fare Cinema)

 

Terça-Feira (05/06)

(NÃO HAVERÁ SESSÃO)

Concerto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro

 

Quarta-Feira (06/06)

14h00 – O Grilo Feliz (A Escola Vai ao Cinema)

16h00 – Em Um Mundo Interior

17h20 – A Amante

18h50 – Réquiem Para a Sra. J.

20h30 – O Industrial (Fare Cinema)

 

S E R V I Ç O:

Ingressos: R$ 12,00 (inteira)  R$ 6,00 (meia entrada)

Programador responsável: Sergio Moriconi;smoriconi@terra.com.br

Programação Completa  www.cultura.df.gov.br e facebook.com/cinebrasilia1960