Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/06/18 às 16h41 - Atualizado em 13/11/18 às 15h07

Programação Cine Brasília 2018 – 21 a 27 de junho

COMPARTILHAR

 

 

 

         

Esta semana a nossa programação segue transitando pelos cinemas brasileiro, alemão e belga. Permanecem em cartaz Amores de Chumbo, de Tuca Siqueira; Caminho dos Sonhos, de Angela Schanelec; e A Amante, de Mohamed Ben Attia.

 

Amores de Chumbo é um filme que foge inteiramente ao que se costuma fazer no Brasil em termos de cinema político. Dezenas de obras já foram produzidas retratando o período da ditadura militar, mas nenhuma com esta abordagem. A diretora Tuca Siqueira foca seu trabalho num triângulo amoroso na terceira idade. É uma narrativa na qual o que importa é o arco desta relação e seus desdobramentos. Os ecos dos anos de chumbo servem de pano de fundo e dão maior profundidade ao drama. Ressalte-se a presença do excepcional ator cearense Aderbal Freire Filho.

 

Indicado ao prêmio de melhor filme no Festival de Locarno, O Caminho dos Sonhos, reafirmou a diretora alemã Angela Schanelec como uma das mais interessantes realizadoras do cinema independente mundial. Nesta produção, Schanelec coloca seu olhar feminino e autorreferencial em duas histórias de ficção intercomunicadas. A primeira sobre o abandono a uma mulher e a outra sobre situação inversa: uma mulher que abandona seu marido. O filme tem uma estética visual refinada, comum nos filmes de Schanelec, o que deixa seu cinema muito mais próximo de um poema visual do que de uma narrativa tradicional. Além de diretora de cinema, Schanelec é também escritora.

 

 

Premiado no Festival de Berlim de 2017, como Melhor Filme de Estreia, e vencedor do prêmio Urso de Prata de melhor ator para Majdi Mastoura, o filme A Amante é uma fábula singela, um canto à liberdade do indivíduo e ao desejo de uma vida plena e gratificante. Com produção dos irmãos Dardenne o longa segue a cartilha estética comum aos cineastas belgas: câmera na mão elegantemente captando as sutilezas das expressões dos protagonistas. O diretor Mohamed Ben Attia dá atenção especial também a todos os personagens coadjuvantes de modo a evidenciar o conflito de vontades e o dilema moral do protagonista.

 

 

 

 

EM CARTAZ

 

 

 

Amores de Chumbo

(Drama/Brasil/97min/2018)

De: Tuca Siqueira

 

Com: Aderbal Freire Filho, Juliana Carneiro da Cunha, Augusta Ferraz
Sinopse: Um misterioso triângulo amoroso do passado ressurge anos depois. Miguel (Aderbal Freire Filho) e Lúcia (Augusta Ferraz) estão prestes a comemorar seu aniversário de 40 anos de casamento, mas a chegada de Maria Eugênia (Juliana Carneiro da Cunha) acaba atrapalhando os planos do casal já que junto com seu retorno, voltam também as memórias dos amores vividos entre Miguel e Maria. Além dos horrores dos anos de chumbo, período da ditadura militar no Brasil.                                               

Classificação indicativa: 14 anos

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=JXJfKcKtZAg

 

 

O Caminho dos sonhos

(Drama/Alemanha/86min/2016)
De: Angela Schanelec

 

 

Com: Miriam Jakob, Thorbjörn Björnsso , Maren Eggert, Phil Hayes, Anaïa Zapp

 

Sinopse: Grécia, 1984. Kenneth, um homem inglês, e Theres, uma garota alemã, trabalham cantando na rua para financiar suas férias. Estão apaixonados, mas quando Kenneth descobre que sua mãe sofreu um acidente, retorna para casa às pressas. Berlim, 30 anos depois. Ariane, uma atriz de televisão, se separa do marido, um antropólogo bem-sucedido. Quando se muda para um apartamento perto da estação central, ele começa a ver um sem-teto do lado de fora de sua janela.

Classificação indicativa: 12 anos

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=TGjofSrnJU4

 

 

 

A Amante

(Drama/Romance/Tunísia/Bélgica/França/93min/2018)

De Mohamed Ben Attia

 

 

Com: Majd Mastoura, Rym Ben Messaoud, Sabah Bouzouita

Sinopse: Hedi é um jovem introvertido que não espera muito da vida. Ele permite que todos tomem decisões por ele, como sua autoritária mãe, que planeja seu casamento com Khedija, seu chefe, que o manda para viagens em datas comemorativas e seu irmão, que sempre diz como ele deve se comportar. Em uma viagem do trabalho, Hedi conhece Rim, que o intriga sobre sua segurança e liberdade, se envolvendo em uma passional relação amorosa. Agora, durante o tempo em que os preparativos do casamento acontecem, Hedi é forçado a tomar uma decisão.

Classificação indicativa: 12 anos

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=uafioEA81J0

 

 

 

 

Programação: 

Quinta-Feira (21/06)

 

15h – Amores de Chumbo
17h – Amores de Chumbo
19h – A Amante
20h40 – O Caminho dos Sonhos

 

Sexta-Feira (22/06)

15h – Amores de Chumbo
17h – Amores de Chumbo
19h – A Amante
20h40 – O Caminho dos Sonhos

 

Sábado (23/06)

15h – Amores de Chumbo
17h – Amores de Chumbo
19h – A Amante
20h40 – O Caminho dos Sonhos

 

Domingo (24/06)

15h – Amores de Chumbo
17h – Amores de Chumbo
19h – A Amante
20h40 – O Caminho dos Sonhos

 

Segunda-Feira (25/06)

19h – A Amante
20h40 – O Caminho dos Sonhos

 

Terça-Feira (26/06)

NÃO HAVERÁ SESSÃO
Concerto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro

 

Quarta-Feira (27/06)
15h – Amores de Chumbo
17h – Amores de Chumbo
19h – A Amante
20h40 – O Caminho dos Sonhos

 

 

 

S E R V I Ç O:

Ingressos: R$ 12,00 (inteira)  R$ 6,00 (meia entrada)
Programador responsável: Sergio Moriconi – smoriconi@terra.com.br

Programação Completa  www.cultura.df.gov.br e facebook.com/cinebrasilia1960