13/12/18 às 11h20 - Atualizado em 24/12/18 às 13h06

Programação Cine Brasília – 20/12 a 26/12

Excepcionalmente nesta semana, o Cine Brasília apresenta, no dia 22, às 20h30, a sessão especial (estréia nacional) do filme O Mestre da Cena, documentário em homenagem ao grande ator de Brasília Gê Martu. Pela primeira vez um longa-metragem retrata a vida e obra de Gê Martu, uma trajetória de mais de quatro décadas de carreira na capital federal. Um dos artistas mais queridos da cidade, Gê começou no teatro, varrendo as coxias e foi, gradualmente, entrando e roubando a cena. A peça “Bella Ciao” de Mangueira Diniz, encenada na Oficina do Perdiz, em 1991, foi uma das apresentações mais importantes do panorama cultural de Brasília, que teve como público mais de 5 mil pessoas. Gê Martu foi premiado, homenageado e construiu também carreira no cinema nacional.

Programação Regular
(Ingressos: R$ 12,00 inteira e R$ 6,00 meia )

Deliciosa estreia desta semana no Cine Brasília, 2 outonos e 3 invernos caiu nas graças dos verdugos da impiedosa Cahiers du Cinéma. A publicação, que antes detestava as comédias românticas, se dobrou ao apelo irresistível deste curioso filme. Uma das razões é que toda uma nova geração de diretores e atores franceses se mostra influenciada pela nouvelle vague, movimento que é um marco identitário do cinema francês moderno. 2 outonos e 3 invernos é uma história de amor, de encontros e desencontros, que se desenvolve ao longo das estações do ano mencionadas no título. O enredo é simples. Enredos simples e singelos eram igualmente uma das características da nouvelle vague. O mesmo acontece com este filme do diretor Sébastien Betbeder. A comédia tem também a seu favor a presença do ator Vincent Macaigne, figura essencial desse movimento de atualização da estética modernista dos anos 60. Em 2 outonos e 3 invernos, Macaigne interpreta um homem de trinta anos que está entediado com sua vida e decide desafiar o destino aparentemente cristalizado. Sua primeira providência é se dedicar ao esporte.

Outra de nossas esteias, Asako I & II é um filme que trabalha com ideias importantes relacionadas ao sentimento amoroso. O roteiro debate a idealização do outro, a aniquilação de si próprio, a frágil segurança da paixão e a superação de traumas relacionados a namoros antigos. Psicólogos e psicanalistas devem se deliciar com este interessante filme. O jovem diretor Ryusuke Hamaguchi, que já havia atraído atenção em 2015, com um filme de mais de cinco horas intitulado Happy Hour, retorna com esta obra, baseada em um livro da escritora Tomoka Shibasaki. A intenção é traçar a trajetória de um amor, ou, para ser exato, dois amores, encontrados, perdidos, deslocados e recuperados. Recorrendo agora a uma proposta muito menos reflexiva do que a utilizada em Happy Hour, o filme, no entanto, mantém sua consistência dramática e perspectiva filosófica em uma dose muito mais acessível para todos os tipos de público. Através deste filme, podemos investigar as motivações e incertezas que perseguem Asako. A intenção do diretor é, também, analisar a fragilidade humana em toda amplitude, dos simples atos cotidianos que se materializam em as ações que marcam uma vida. Asako apresenta um dos retratos femininos mais genuínos já vistos no cinema nos últimos tempos.

SESSÃO ESPECIAL
(dia 22/12, às 20h30)

O Mestre da Cena

(Documentário/Brasil/73min/2018)

De João Inácio

Sinopse: O filme retrata a trajetória do ator desde sua chegada à capital federal até o período recente, mas também explora o lado pessoal da pessoa querida e generosa por onde quer que passe. O documentário também recolhe cenas de bastidores, momentos exclusivos das cochias dos teatros. João Inácio, o diretor: diretor e roteirista, radicado em Brasília desde 1982, é formado e pós-graduado em comunicação social e possui formação em toda cadeia cinematográfica. Estreou em cinema em 2012 com o longa documentário “TRUKS”, único filme brasileiro selecionado no tradicional XV Olympia Festival, na Grécia. Foi o diretor convidado para abrir o III DocBrazil Festival, na China, onde também ministrou o workshop “Documentário – da criação à produção”.

Classificação indicativa: Livre

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=PQPam1Ql9tw

Estreias

2 Outonos e Três Inverno

(Comédia/França/93min/2018)

De Sébastien Betbeder

Com: Vincent Macaigne, Maud Wyler, Bastien Bouillon

Sinopse: Arman (Vincent Macaigne) tem 33 anos e resolve mudar de vida. Para começar, começa a correr no parque aos sábados. No primeiro dia, conhece Amélie (Maud Wyler). A primeira impressão é de um choque, a segunda será uma punhalada no coração. Benjamin (Bastien Bouillon) é o melhor amigo de Arman. Entre dois outonos e três invernos as vidas de Amélie, Arman e Benjamin se cruzam, cheias de encontros, acidentes, histórias de amor e memórias.

Classificação indicativa: 10 anos

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=7cWxRYO2KUU

Asako I & II

(Romance/Drama /França/Japão/119min/2018)

De Ryusuke Hamaguchi

Com: Masahiro Higashide, Erika Karata, Koji Seto

Sinopse: Asako (Erika Karata) tem 21 anos e mora em Osaka. Ela se apaixona por Baku (Masahiro Higashide), um rapaz de espírito livre e misterioso. Porém, ele desaparece de sua vida de repente. Passados dois anos, Asako agora vive em Tokyo. Ela acaba conhecendo Ryohei (Masahiro Higashide), um assalariado que se parece com Baku, mas com uma personalidade completamente diferente dele.

Classificação indicativa: 14 anos

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=H-nFIXnBZYM

Programação:

Quinta-Feira (20/12)

Sexta-Feira (21/12)

Sábado (22/12)

18h30 – 2 Outonos e 3 Invernos

20h30 – O Mestre da Cena (SESSÃO ESPECIAL)

Domingo (23/12)

Segunda-Feira (24/12)

(NÃO HAVERÁ SESSÃO)

Terça-Feira (25/12)