13/12/16 às 13h46 - Atualizado em 13/11/18 às 14h50

Primeiro edital do Conexão Cultura DF está aberto até dia 27

Iniciativa levará delegações de Brasília para feiras nacionais e internacionais de música e audiovisual

Secretaria de Cultura lançou, no dia 12 de dezembro, o primeiro edital do programa Conexão Cultura DF, para promoção, difusão e intercâmbio da cultura do Distrito Federal. Este edital, batizado de Conexão FAC, visa à participação de produtores e agentes culturais locais em feiras e mercados estratégicos, nacionais e internacionais. As inscrições para integrar as delegações que terão a oportunidade de participar de seis eventos de música e quatro de audiovisual estão abertas até o dia 27 de janeiro de 2017.

“Queremos incentivar a promoção nacional e internacionalização dos bens e serviços criativos do Distrito Federal, visando o crescimento da economia criativa e a ampliação da atuação dos empreendedores culturais da nossa cidade em mercados nacionais e internacionais”, justifica Mariana Soares, subsecretária de Políticas de Desenvolvimento e Promoção Cultural.

Este é o primeiro edital, que abrangerá eventos a partir de abril de 2017 até o início de 2018. “Esta antecedência é importante para possibilitar que os proponentes se planejem melhor e tenhamos um bom prazo de seleção e para realização de capacitação”, observa Mariana.

Serão destinados R$ 860.250,00 para a realização deste edital, que deverá apoiar até dez proponentes para cada evento, incluindo o Midem (maior encontro de mercado da música mundial, realizado na França), Ventana Sur (festival de cinema na Argentina) e os festivais alemães Jazzahead (de jazz) e a Berlinale (de cinema). Confira a lista completa ao final. “Estamos em contato com todos esses eventos negociando condições especiais para nossa participação”, acrescenta.

Como este é o primeiro de vários outros editais que virão, a Secretaria de Cultura privilegiou as linguagens de música e cinema devido à maior demanda e por entender que há uma cultura mais consolidada de participação regular em eventos deste porte. “Todos os artistas do DF vão ser contemplados nas residências e processos de capacitação e formação do edital. E vamos chegar ao momento em que poderemos privilegiar todas as linguagens”, esclarece a subsecretária.

É importante frisar que este edital não impedirá o funcionamento do processo do Fundo de Apoio à Cultura, nem dos editais já lançados, nem mesmo do programa de bolsas, passagens e diárias, que se mantém aberto em fluxo contínuo. “A diferença é que queremos criar um processo sustentável de participação qualificada dentro de feiras e mercados nacionais e internacionais, nos colocando como delegações para representar o DF nesses eventos”, conclui.

Conexão FAC 2017

AME – Atlantic Music Exchange (Cabo Verde) – 10 a 13 de abril de 2017

Jazzahead (Alemanha) – 27 a 30 de abril de 2017

Midem (França) – 6 a 9 de junho de 2017

Womex (Polônia) – 25 a 29 de outubro de 2017

Circulart (Colômbia) – 9 a 12 de novembro de 2017

SIM SP (São Paulo) – dezembro de 2017

Audiovisual

Sunny Side of the Doc (França) – 19 a 22 de junho de 2017

Mipcom (França) – 16 a 18 de outubro de 2017

Ventana Sur (Argentina) – novembro de 2017

Festival de Berlim – Berlinale (Alemanha) – fevereiro de 2018

Confira a cartilha explicativa

Baixe o Edital

Linhas de apoio e requisitos específicos

Formulário de inscrição

Declaração de pessoa física e jurídica

Faça a sua inscrição aqui: https://editais.cultura.df.gov.br

Leu o Edital e continua com dúvida? Escreva para conexao@cultura.df.gov.br.