Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/04/13 às 13h15 - Atualizado em 13/11/18 às 14h38

Programa Educativo no Panteão da Pátria

COMPARTILHAR

Será lançado amanhã (30/04) o programa educativo “Visite a Praça” que levará alunos e professores de escolas públicas do DF a conhecer a história da construção de da Capital nos espaços culturais da Praça dos Três Poderes.

 

O programa é uma iniciativa da Tríade patrimônio turismo educação e conta com o patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC/DF) , da Subsecretaria do Patrimônio Histórico e Artístico e Cultural (SUPHAC), da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Educação. Ao longo de 2013, cerca de 10 mil estudantes da rede pública terão a oportunidade de vivenciar a história de Brasília. Transporte, lanche e material educativo, tudo será disponibilizado para o público escolar participante.


O Visite a Praça é uma ação de educação patrimonial, que tem como missão colaborar com o desenvolvimento de Brasília enquanto Patrimônio Cultural da Humanidade e trazer um novo conceito de olhar o espaço público: a alfabetização cultural pelo encantamento do olhar, revelando a singularidade do lugar, seus símbolos e significados mais marcantes. E, para as diretoras da Tríade, Patrícia Herzog e Tatiana Petra, os ambientes, sobretudo as cidades, devem ser vistos como um enigma a ser desvendado pela exploração, como um texto a ser interpretado pelo explorador. E isso deve acontecer nas escolas, como forma de enriquecer os conteúdos e atividades curriculares, em que os alunos estão mais abertos a novas experiências sensitivas.

Para uma vivência lúdica e interativa com a Praça, o programa educativo utiliza a linguagem teatral como forma de mediar a visita de estudantes. Os atores da Cia Colapso, em parceria com o Centro de Estudos de Dramaturgia Aberta – CEDA, apresentarão o espetáculo Brasília do Sonho ao Concreto.

Segundo a diretora do espetáculo, Ana Flávia Garcia, Brasília do Sonho ao Concreto é uma celebração. “É a juventude ocupando e cantando a Praça da capital. É teatro na Praça! Espetáculo irreverente, poético-musical e aberto à participação do público. Transita pelos principais monumentos da Praça dos Três Poderes fabulando e homenageando a história da interiorização da capital, seus criadores e idealizadores e a poesia desta obra-prima da genialidade humana”, explica a diretora.

O programa é destinado a alunos e professores das escolas públicas e conta com o patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura – FAC/DF e o apoio da Subsecretaria do Patrimônio Histórico e Artístico e Cultural (SUPHAC) da Secretaria de Cultura do DF. Ao longo de 2013, cerca de 10 mil estudantes da rede pública terão a oportunidade de vivenciar a história de Brasília. Transporte, lanche e material educativo, tudo será disponibilizado para o público escolar participante.

Além do material educativo distribuído no local, para que alunos e professores possam continuar suas aventuras pelas histórias da construção da Capital em sala de aula, o programa conta com site e fanpage, que apresentam mais informações sobre o programa educativo, o espetáculo, histórias e curiosidades da construção de Brasília e do Catetinho, galeria fotos das apresentações teatrais e muito mais.

 

Serviço:
Local: Panteão da Pátria -Praça dos Três Poderes
Dia: Toda a 3ª feira. A partir de 30 de abril até o final do ano letivo de 2013. Estreia 30/04, às 8h30, com a participação de 80 estudantes da rede pública.
Horário: manhã e tarde.
Público: estudantes e professores do Ensino Médio e Fundamental II da rede pública do DF.
Site: www.visiteapraca.com.br
Curta nossa Fanpage: https://www.facebook.com/VisiteAPraca
Mais informações: www.triadepatrimonio.com.br