Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/04/13 às 19h39 - Atualizado em 13/11/18 às 14h38

Programa Educativo no Catetinho

COMPARTILHAR
Será lançado amanhã (24/04) o programa educativo “Visite o Catetinho” – uma viagem no tempo até a primeira construção da cidade, a residência oficial de JK em Brasília, destinado a alunos e professores de escola pública. 

O programa é uma iniciativa da Tríade patrimônio turismo educação e conta com o patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC/DF) , da Subsecretaria do Patrimônio Histórico e Artístico e Cultural (SUPHAC), da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Educação. Ao longo de 2013, cerca de 10 mil estudantes da rede pública terão a oportunidade de vivenciar a história de Brasília. Transporte, lanche e material educativo, tudo será disponibilizado para o público escolar participante.

Visite o Catetinho
Imagine fazer uma viagem pelo tempo, percorrendo a saga da construção de Brasília junto com personagens que participaram desse momento marcante da nossa história. Essa é a proposta do programa educativo Visite o Catetinho que irá levar alunos e professores do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas do DF a conhecer o Museu do Catetinho por meio do espetáculo teatral Palácio de Tábuas.
O programa utiliza a linguagem cênica para estimular a curiosidade, a imaginação e a participação do público. O percurso é inspirado nos feitos e na aventura da saga da construção da nova Capital, iniciada com as obras da primeira residência oficial do então presidente JK. A memória em cena traz à tona as coisas de ontem e as de hoje, estimulando a reflexão do público sobre o passado, o presente e o futuro.
Segundo as diretoras da Tríade, Patrícia Herzog e Tatiana Petra, “para fazer da visita uma verdadeira experiência cultural é preciso desenvolver a preservação e a interpretação dos nossos bens culturais, traduzindo seu sentido para quem o visita”.
Para a criação do espetáculo, o diretor Márcio Menezes, da Cia teatral Coletivo Tombado – faz um recorte dramático que vai do lançamento do plano de metas do presidente Juscelino Kubistchek até a inauguração do Catetinho (1955-1956). “Neste trabalho, a convite da Tríade, em parceria com o Centro de Estudos de Dramaturgia Aberta (CEDA), ocuparemos cenicamente o primeiro sítio da fundação da nossa capital federal, com o intuito de que os participantes desfrutem de uma experiência cênica memorável”, diz o diretor.
Por ter sido construído todo em madeira, o Catetinho ficou conhecido como Palácio de Tábuas. Foi construído em tempo recorde de dez dias, imprimindo o ritmo da cidade que hoje é comum a todos. A obra foi inaugurada em 10 de novembro de 1956, com a presença de aproximadamente 300 pessoas vindas de várias cidades.
Além de moradia de JK e de sua equipe, o Catetinho era o local de trabalho de Nonô (apelido de infância de JK e como ele era conhecido pelos mais chegados): era lá que o presidente despachava com sua equipe e recebia autoridades que visitavam o lugar onde seria erguida a nova Capital.
Além do material educativo distribuído no local, para que alunos e professores possam continuar suas aventuras pelas histórias da construção da Capital em sala de aula, o programa conta com site e fanpage, que apresentam mais informações sobre o programa educativo, o espetáculo, histórias e curiosidades da construção de Brasília e do Catetinho, galeria fotos das apresentações teatrais e muito mais.

Serviço:

Local: Museu do Catetinho
Dia: Toda a 4ª feira. A partir de 17 de abril até o final do ano letivo de 2013. Estreia 24/04, às 8h30, com a participação de 80 estudantes da rede pública. 
Horário: manhã e tarde.
Público: estudantes e professores do Ensino Médio e Fundamental II da rede pública do DF.
Para agendar visita: visite.catetinho@triadepatrimonio.com.br
Site: www.visiteocatetinho.com.br
Curta nossa Fanpage: https://www.facebook.com/VisiteOCatetinho
Mais informações: www.triadepatrimonio.com.br