Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/02/19 às 15h05 - Atualizado em 20/02/19 às 16h46

Pré-carnaval anima foliões em Brasília

COMPARTILHAR

Blocos que se apresentaram neste sábado aprovam modelo organizado e seguro da Secretaria de Cultura

 

Milhares de pessoas saíram às ruas de Brasilia para festejar o pré-carnaval neste sábado (16). A folia aconteceu em diversos pontos da capital e levou diversão para públicos de todas as idades que brincaram com tranquilidade aproveitando o conceito de carnaval organizado da Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

 

Nem o tempo chuvoso tirou o ânimo dos foliões que desde a manhã, embalados pelo Calango Careta, tradicional grupo da capital federal, fizeram a festa da criançada com o Suvaquinho. A tarde, a festa na Funarte ficou por conta do Suvaco da Asa, uma das atrações mais tradicionais e queridas pelos brasilienses. Ao som de muito frevo, o bloco homenageou o grupo pernambucano Marafreboi. A orquestra saiu em cortejo pelo Eixo Monumental com 30 músicos, sendo quatro tubas, oito bailarinos e três caboclos de lança.

 

O bloco atraiu um público bem diversificado. Famílias marcaram presença não apenas no desfile infantil, mas também à tarde com a versão adulta do bloco. Os servidores Robson Aguiar e Evilânia Soares se revezavam dançando com o filho Murilo, de um ano. “É a primeira vez que ele (a criança) vem. Aprovamos o Local de fácil acesso e estamos nos sentindo bem seguros”, disse o pai.

 

Além de 40 brigadistas, com três ambulâncias, duas das quais equipadas para tratamento intensivo, o desfile foi acompanhado por contingente de 360 policiais militares, com apoio de 26 viaturas. A estrutura contava ainda com efetivos do Corpo de Bombeiros. Quatro tendas de 50 metros quadrados deram conforto diante do sol forte até o meio da tarde. As árvores que cercam a Funarte também foram opção dos mais encalorados. A estrutura também contou com químicos e quiosques de bebida e alimentação.

 

O carnaval da segurança e do conforto estreiou também como carnaval do respeito. As amigas Clara, Isabela, Camila, Luana e Priscila, de 17 anos, disseram que estavam se sentindo à vontade para curtir a festa. “Está melhor que no ano passado”, atestou Clara.

 

Acessibilidade também ganhou a aprovação da cadeirante Maria Clara Gouveia, 14 anos, acompanhada da mãe Rosemary. “Aqui tem as ciclovias que me ajudam. O que atrapalha muito (a locomoção) é a grama”.

 

O pré-carnaval do Setor Comercial Sul neste sábado foi marcado pela diversidade e pelo respeito. O Canteiro Central recebeu o Samba Urgente, que animou foliões com muito samba. A estrutura montada no local com tendas, banheiros e opções de alimentação permitiu que o público curtisse a festa abrigada da chuva e com conforto.

 

Já o Vai Com As Profanas fez todos dançarem na praça central do SCS com ritmos diversos como funk, pagode e axé. O bloco que adotou a proposta de folia com respeito, fez campanha de conscientização em relação ao respeito às outras pessoas. Segundo Carolina Ferrare, uma das organizadoras do bloquinho, o apoio da Secretaria de Cultura para a realização do evento foi fundamental. “Conseguimos organizar uma festa linda, com boa estrutura e segurança para que público pudesse curtir sem preocupações”, disse.