18/12/15 às 18h03 - Atualizado em 13/11/18 às 14h49

Plano de Cultura do Distrito Federal

Começou a segunda etapa da validação das ações

Está aberta para participação popular, até o dia 15 de janeiro de 2016, a etapa de validação das ações do Plano de Cultura do Distrito Federal. Para a elaboração da minuta do texto do Plano de Cultura do DF, foi feito um estudo e sistematização de mais de mil propostas de lideranças artísticas e culturais de todo o DF. Elas foram ordenadas em: recorrência da contribuição, ou seja, quantas vezes a mesma ideia foi abordada e sua importância para o desenvolvimento integrado da cultura no DF; a viabilidade de implementação da proposta; e quais propostas traduziam com eficiência as etapas necessárias para construção, durante 10 anos, do cenário cultural almejado pela comunidade.

Algumas mudanças foram feitas a partir das consultas realizadas, como a que diz respeito aos eixos. Foi criado mais um eixo específico para qualificação e produção de conhecimento na cultura, diante das contribuições feitas sobre esse assunto. E para que o Plano de Cultura seja utilizado como ferramenta efetiva de gestão, o número de ações não deve ultrapassar o máximo de 90 propostas, que já está em 84.

O Plano de Cultura do DF é a lei que estabelece objetivos, diretrizes, estratégias e ações prioritárias para a política cultural do DF nos próximos 10 anos. É um documento que dialoga com as dinâmicas locais de criação, pesquisa, produção, difusão e consumo cultural e artístico, contempla as singularidades e as identidades dos territórios do DF e enfrenta os desafios de maneira pragmática, inovadora e ousada.

Para participar, o interessado deve acessar o site: http://www.participa.br/culturadf