Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/12/13 às 20h07 - Atualizado em 13/11/18 às 14h39

Panteão da Pátria recebe doação de busto de Zumbi dos Palmares

COMPARTILHAR

A obra em bronze ficará exposta na Praça Zumbi dos Palmares

O Panteão da Pátria Tancredo Neves, localizado no Centro Cultural Praça dos Três Poderes, recebeu e já exibe um novo busto – doação feita em comemoração ao Dia da Consciência Negra, no 9º Festival CaraECultura Negra.  A peça do Zumbi dos Palmares, em bronze, é do artista plástico Sérgio Souza.

A doação foi feita logo após a solenidade de abertura da exposição Cabeças de Zumbi – negras caras brasileiras, do fotógrafo Marcelo Dischinger, em novembro.

A programação do festival ainda contou com um ciclo de palestras sobre a cultura e história afro-brasileira para os educadores do DF.

A peça do herói da Pátria está no Panteão, no local que homenageia o líder máximo do Quilombo de Palmares e símbolo da resistência negra, Praça Zumbi dos Palmares.

O subsecretário do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secretaria de Cultura, José Delvinei, e a gerente dos Espaços Culturais da Praça dos Três Poderes, Jussara de Almeida, receberam a doação do busto do Centro de Estudos para o Desenvolvimento da Cidade – nossaMARKA.


Festival CaraECultura Negra

Criado durante as festividades do 20 de novembro, há cerca de 9 anos, o festival é referência obrigatória no cenário das celebrações do Dia Nacional da Consciência Negra, em Brasília.

O evento é um relevante encontro de preservação da cultura afro-brasileira e de fomento, tornando a capital federal como mais um polo da cultura negra no país.

9º Festival CaraECultura Negra foi realizado nos dias 20 e 21 de novembro de 2013, no Panteão da Pátria Tancredo Neves, monumento criado para homenagear os heróis e heroínas nacionais.