Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/07/12 às 12h28 - Atualizado em 13/11/18 às 14h37

OSTNCS no Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão

COMPARTILHAR

Após o sucesso do II Festival de Ópera de Brasília, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) participou da 43º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. A Orquestra fez duas apresentações – uma em São Paulo capital e outra em Campos do Jordão.

Sob a regência do Maestro Claudio Cohen, acompanhado do Trio Smetana (Jana Vonaskova Novakova no violino, Jan Palenicek no violoncelo e Jitks Chechova no piano), a OSTNCS executou Ludwig Van Beethoven, Claude Debussy e Igor Stravinsky.

O primeiro concerto aconteceu, neste domingo (01/07), na Sala São Paulo. Cerca de 700 pessoas assistiram ao espetáculo e aplaudiram de pé. Na platéia, personalidades importantes da música erudita como o crítico Arthur Nestrovski. Na ocasião, Arthur teceu elogios à qualidade artística da OSTNCS.

Esta foi a segunda vez que a Orquestra se apresenta na Sala, a primeira vez aconteceu em 2008. O local é sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e uma das mais importantes casas de concertos e eventos do País. Fica no imponente edifício da Estrada de Ferro Sorocabana.

Na segunda (02/07), a Orquestra apresentou-se no Auditório Claudio Santoro em Campos de Jordão.  De acordo com seu Diretor Executivo, Marconi Scarinsi,  o convite para tocar no Festival é de extrema  relevância para a OSTNCS. “Este é o principal festival de música erudita e tocar na Sala São Paulo –    templo da música erudita no país – é o reconhecimento do nosso trabalho”, explicou o Diretor.

O Festival Internacional de Campos de Jordão é considerado o evento mais disputado de música clássica da América Latina. Reconhecido mundialmente por trazer para o Brasil nomes importantes da música clássica, além de apresentar também talentos brasileiros. Mais de 60 concertos compõem a programação do Festival, que celebra o Centenário do Maestro Eleazar de Carvalho.

2º Temporada de Concertos 2012 da OSTNCS

Com o Festival Internacional de Inverno de Campos de Jordão, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro encerra a temporada de concertos do 1º semestre de 2012. Retorna  as atividades em 23 de julho com um concerto de gala no Teatro Águas Claras no Centro Cultural Caesb. A apresentação faz parte do projeto da Orquestra de popularização da música erudita, formação de platéia. O objetivo é levar a OSTNCS até a população.

Com fotos de Alan Moreira

{gallery}galerias/ostncs_festival_inverno{/gallery}