Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/11/20 às 15h13 - Atualizado em 24/11/20 às 9h59

OSTNCS grava homenagem ao Hospital da Criança de Brasília

COMPARTILHAR

Texto e edição: Ascom/Secec

23/11/2020

17:02:10

 

A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) gravou uma homenagem ao Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB), que comemora hoje (23) nove anos de fundação, em novembro de 2011. O Quinteto de Sopros, composto por oboé, flauta, clarineta, trompa e fagote – umas das formações da Sinfônica, ao lado do Quinteto de Cordas e de Metais – selecionou a composição de Raphael Baptista (1909-1984) “Instantâneos Folclóricos” (1963).

 

Segundo o maestro Cláudio Cohen, a peça foi originalmente escrita para o Quinteto Villa-Lobos e destinada a uma série de concertos didáticos que se tornariam uma marca do grupo. Utiliza temas populares facilmente reconhecíveis, e os movimentos receberam títulos que se relacionam às canções infantis – I. “Marcha do Soldado Biruta”; II. “Bagunça com o Gato”; III. “Tema, Valsinha e Chorinho”; e IV. “Gavião no Terreiro”.

 

Nathan Yohan – trompista

 

O trompista Nathan Yohan, integrante da OSTNCS, formado pela Escola de Música de Brasília e pela Universidade de Brasília (UnB), fala sobre a experiência de levar música a uma instituição de fim nobre como o do HCB: “Sinto-me honrado em ser membro de uma orquestra com uma participação tão ativa em setores tão importantes da sociedade, como é a saúde. Quando tocamos nossos instrumentos, estamos sempre cientes que também estamos tocando a alma das pessoas. Quando nos apresentamos em hospitais, sei que deixamos mensagens de amor e esperança. Tocar para crianças é ainda mais prazeroso”.

 

Fagotista da Sinfônica desde 1991, Flávio Lopes de Figueiredo Junior, bacharel no instrumento pela UnB, ressalta na composição de Baptista o caráter “muito divertido”, uma obra “gostosa e capaz de levar alegria ao público do hospital e às pessoas em geral”. “Foi um prazer imenso realizar esse trabalho”, sintetiza.

 

Flávio Lopes de Figueiredo Junior – fagotista

 

O Quinteto de Sopros é formado por José Medeiros (oboé), Mechthild Bier (flauta), Marcos Cohen (clarineta), Nathan Yohan (trompa) e Flávio Lopes (fagote). Raphael Baptista da Silva nasceu em Petrópolis (RJ). Estudou no Instituto Nacional de Música do Rio, foi professor catedrático de prática de orquestra da Escola Nacional de Música da Universidade do Brasil, em 1945, ocupou a regência da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ. Como convidado, regeu ainda a Orquestra Sinfônica Brasileira e a Orquestra Sinfônica Nacional.

 

HCB

O HCB disponibiliza a crianças e adolescentes consultas, cirurgias ambulatoriais, diagnóstico básico e por imagem, quimioterapias, diálise peritoneal, hemodiálise e procedimentos ambulatoriais sob sedação, em ambientes próprios para o público infanto-juvenil. Atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é gerido pelo Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada, associação de direito privado, sem fins econômicos ou lucrativos, criada em 2009, no ano seguinte ao de finalização da obra.

 

 

Assista à homenagem da OSTNCS ao Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB), no aniversário de nove anos da instituição, no link abaixo:

 

https://youtu.be/2MQB7d0Rq6c

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Ascom/Secec)

E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br

Leia também...