Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/03/11 às 13h32 - Atualizado em 13/11/18 às 14h36

OSTNCS faz concerto em homenagem ao Arquivo Público do DF

COMPARTILHAR

 A Orquestra Nacional do Teatro Nacional Cláudio Santoro (OSTNCS) realizará concerto nesta segunda-feira (14/03), às 15hs, na Sala Villa-Lobos em homenagem aos 26 anos do Arquivo Público do Distrito Federal (ARPDF) – “26 anos preservando a história de todos nós”.

O repertório do programa conta com obra de compositores como Ludwig van Beethoven, Johan Strauss II, Heitor Villa-Lobos e do checo Antonin Dvorak. Entrada franca.

Confira o Programa do Concerto:

Ludwig Van Beethoven 1º. Movimento da Sinfonia no. 5 – Op.67

Cláudio Santoro – Ponteio

Johann Strauss II – Valsa Danubio Azul

Camargo Guarnieri – Dança Brasileira

Antonin Dvoràk – Dança Eslava no.2

Heitor Villa-Lobos – Bachianas Brasileiras no.4 Aria – Cantiga

Legião Urbana Medley – Arranjo Katia Almeida

Johann Strauss I – Marcha Radetsky

Ciro Pereira – Gonzagueana

Saiba mais sobre o ARPDF

Em 1970 o Governo do Distrito Federal foi signatário do Compromisso de Brasília, fruto do encontro de governadores dos estados, que elaboraram estudos sobre o Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O documento recomenda o apoio do Arquivo Nacional às repartições congêneres estaduais e municipais relativas à preservação dos acervos documentais.

Em 27 de abril de 1983, através do Decreto nº 7.493, criou-se o grupo de trabalho com o objetivo de estudar, sugerir, propor e adotar medidas para a implantação do ARQUIVO PÚBLICO DO DISTRITO FEDERAL.

Finalmente, em 14 de março de 1985, o Decreto nº 8.530 cria o ArPDF. Em 28 de abril de 2000, é aprovada a Lei nº 2.545, que dispõe sobre a proteção dos documentos de arquivos públicos, definindo o ArPDF como instituição arquivistica pública do Poder Executivo e colocando-o como órgão central do Sistema de Arquivos do Distrito Federal – SIARDF.

Publicada em 2011