23/02/21 às 12h14 - Atualizado em 26/02/21 às 21h57

Orquestra Sinfônica volta aos ensaios

Texto: Loane Bernardo. Fotos: Marina Gadelha/Edição: Sérgio Maggio (Ascom Secec)

23.02.21

Atenção

Diante do Decreto 41.842, publicado nesta sexta-feira (26.02), no DODF, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) decide fechar, neste sábado (27.02), todos os equipamentos culturais públicos que seguiam abertos e suspender os serviços de apoio para atividades online nos equipamentos culturais.

Os músicos da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) celebram o retorno parcial das atividades presenciais. Desde a última sexta-feira (19.02), o Foyer da Sala Villa Lobos do Teatro Nacional virou palco de ensaios dos concertos para a nova temporada.  Ao som de cordas de violinos, violas, violoncelos e contrabaixos, os musicistas iniciaram o trabalho para gravar concertos inéditos que serão transmitidos no canal da OSTNCS no YouTube.

Diante do isolamento social necessário ao enfrentamento da pandemia da Covid-19, os músicos cumprem as normas recomendadas pelas autoridades sanitárias. Para além de receberem os devidos suportes de higiene, equipamentos de proteção individual e de segurança, integrantes do corpo da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) atuam em modo de revezamento, conforme determina a portaria 01/2021, que regulamenta o decreto 41.348 do Governo do Distrito Federal, que dispõe sobre o retorno ao trabalho presencial.

Com a nova temporada prevista para estrear no fim de março, os ensaios foram marcados para as terças-feiras, sem público presente, pensado principalmente para prover a segurança dos músicos. Nesse sentido, o Foyer proporciona as condições adequadas para a gravação dos concertos, por ser ao ar livre.

NOVA REALIDADE VIRTUAL

Regidas pelo maestro Claudio Cohen, as apresentações marcam uma nova realidade para o conjunto de artistas da música erudita e para o público virtual: a produção de conteúdo on-line.

“Estamos produzindo repertórios mais voltados para orquestras de câmara, e com isso, a gente pretende continuar com a nossa atividade de entrega dos concertos para a população por meio do nosso canal, e até que as coisas voltam à normalidade, com as apresentações com público presencial”, revelou Cohen.

Para o repertório desta nova temporada, o maestro revela que a orquestra produz obras para vários tipos e estilos de apresentações. “Teremos obras de Cláudio Santoro, do compositor tcheco Antonín Dvorak, do compositor francês Charles Gounod, do americano Libby Larsen e também do maestro mundialmente conhecido pelas óperas e ‘dramas musicais’ de sucesso, o alemão Wilhelm Richard Wagner”, antecipou.

MEMÓRIA ONLINE

Sobre o novo momento, Claudio Cohen reconheceu a importância do canal do YouTube como um modo de manter a conexão com o público da orquestra, além de atingir novos públicos e interações on-line. “A receptividade foi muito grande e trouxe à memória grandes trabalhos que estavam arquivados. A partir disso, tivemos novas possibilidades. Quando voltarmos às apresentações presenciais pretendemos manter o digital”, destacou o regente da OSTNCS.

Spalla (violinista principal) da Orquestra Sinfônica, a musicista Lílian Rayol manifestou sua satisfação em poder voltar a tocar junto com seus colegas, após quase um ano do último concerto presencial, realizado em março de 2020. “É muito diferente poder tocar junto, é muito prazeroso exercer a nossa profissão. Esperamos que em breve possamos ter o público conosco. O calor do nosso público faz muita falta”, destacou.

O trombonista Ricardo Pacheco considera a volta da orquestra uma iniciativa muito positiva para a cidade e para a cultura de modo geral. “Estamos de volta com todas as medidas de segurança cabíveis, e essa volta para nós da OSTNCS é muito gratificante”, celebrou.

A programação para fevereiro segue o cronograma de concertos reprisados. Nesta terça-feira (23.02), o público poderá conferir o “Concerto Indiano”, que conta com a participação do solista Subramanian Swamy, nacional do país asiático.

Programe-se

Acesse o canal do Youtube da Orquestra

Concerto Indiano – Solista Dr. Subramanian (violino)

Concerto realizado em 06/02/2018