Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/07/14 às 14h26 - Atualizado em 13/11/18 às 14h49

Orquestra Sinfônica se prepara para nova apresentação do Festival de Ópera

COMPARTILHAR


Programação inclui obra do maestro Jorge Antunes

O IV Festival de Ópera de Brasília continua neste mês de julho, com concertos da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS), no Teatro Pedro Calmon, no Setor Militar Urbano (SMU). Os próximos espetáculos serão realizados nos dias 18 e 19 deste mês, a partir das 20h, com entrada franca.

O festival, que ocorre desde junho e segue até agosto, apresenta três séries de óperas. Neste mês, duas montagens serão de uma coletânea, Gala de Ópera, em homenagem ao compositor austríaco Richard Strauss, além de obras de outros autores.

Em agosto, será a vez de A Cartomante, do maestro Jorge Antunes, professor da Universidade de Brasília (UnB). A obra é baseada em conto homônimo de Machado de Assis.

Segundo o maestro Claudio Cohen, regente titular da OSTNCS, a Gala de Ópera será recheada de peças famosas. Ele conta que todas as apresentações do festival serão feitas em concerto.

“Como estamos fora do Teatro Nacional, faremos todo o festival no Teatro Pedro Calmon em formato de concerto. Não vai ser aquela ópera tradicional, com figurinos e tudo mais, mas no formato de concerto elas funcionam bem também”, explicou.

Gala de Ópera

Entre os dias 18 e 19 de julho, às 20h, o Festival vai homenagear os 150 Anos de Nascimento do compositor Richard Strauss. O austríaco foi um dos principais compositores da história da música no século XX. Seu legado inclui poemas sinfônicos, concertos, obras de câmara.

Entre as mais conhecidas estão Salomé, O Cavaleiro da Rosa, Elektra, Ariadne auf Naxos, Arabella e A Mulher sem Sombra.

A Orquestra Sinfônica vai apresentar as seguintes obras de Strauss: 'Till Eulenspiegel', poema sinfônico; 'As Quatro Últimas Canções', para Soprano e Orquestra com a solista Tati Helene; e a 'Última cena da Ópera Salomé', com a solista croata Vedrana Simic.

Além de Strauss serão apresentadas árias de outros compositores tais como Richard Wagner, G.Rossini, G.Verdi. G.Puccini, Umberto Giordano e C.Saint-Saens.


Serviço

IV Festival de Ópera de Brasília

Local: Teatro Pedro Calmon (SMU)


* Gala de Ópera (várias árias de compositores famosos)

18 e 19 de julho (sexta e sábado), às 20h


* Ópera A Cartomante, de Jorge Antunes

31 de julho (quinta-feira), 1º de agosto (sexta-feira) e 2 de agosto (sábado), às 20h