Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/04/11 às 12h39 - Atualizado em 13/11/18 às 14h36

Orquestra Sinfônica e Convidados no Aniversário de Brasília

COMPARTILHAR

Orquestra Sinfnica e Convidados no Aniversírio de Braslia

A grande atração da noite de Aniversário de Brasília, dia 21 de abril, é o concerto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) que recebe diversos convidados de renome na cena musical brasileira. Três maestros se revezam na condução do concerto, são eles: Maestro Cláudio Cohen – titular da OSTNCS, Maestro Joaquim França e o Maestro Leonardo Bruno. A Orquestra sobe ao Palco Brasília, na Esplanada dos Ministérios, às 18h30. O concerto tem entrada franca e classificação etária livre.

A primeira parte do concerto traz repertório que agrada todos os tipos de público. A orquestra mostra seu virtuosismo ao transitar com maestria pela música erudita, popular, choro, samba e rock. A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro recebe como convidados: a cantora lírica Janette Dornellas, Eduardo Rangel, Hamilton de Holanda, as cantoras da cidade Célia Rabelo, Myrlla Muniz e Célia Porto, e os músicos Tiago Freitas e Rodolfo Neves, da banda de rock Trampa.

O eclético programa traz músicas como: “Habanera”, da Ópera Carmen, de Bizet; “Bicicleta”, de Eduardo Rangel; “Planeta Água”, de Guilherme Arantes; “Monte Castelo” e “Por Enquanto”, de Renato Russo; “O Girassol”, de Toquinho e Vinícius; “Ingênuo” e “Naquele tempo”, de Pixinguinha; “Pedacinho do Céu”, de Waldir Azevedo; “Doce de Côco”, de Jacob do Bandolim, entre outras. O momento rock fica por conta da banda Trampa que interpreta com a OSTNCS musicas da Legião Urbana, como “Tempo Perdido”, “Pais e Filhos”, “Índios” e “Quando o sol bater”.

Às 20h, quem sobe ao palco com a OSTNCS é o compositor e sambista carioca Martinho da Vila. Sob a Regência do Maestro Leonardo Bruno, o repertório traz composições como “Feitiço da Vila”, de Noel Rosa; “Graça Divina”, de Martinho da Vila/Luiz Carlos da Vila e os grandes sucessos da carreira de Martinho da Vila: “Onde o Brasil aprendeu liberdade”, “Disritmia” e “Mulheres”.

O concerto conta, ainda, com a participação especial da jovem pianista que vem se destacando no cenário musical brasileiro, Maíra Freitas, filha do compositor Martinho da Vila. Ela interpreta, sem acompanhamento, a música “O Voo da Mosca”, de Jacob do Bandolim. Em seguida, faz o duo com o seu pai nas composições “Jobiniando”, de Ivan Lins e “Último Desejo”, de Noel Rosa. 

O esperado “Parabéns pra você”, será entoado por todo o público, com acompanhamento da OSTNCS e Martinho da Vila. Em seguida, finalizando a grande noite, o público presente se transforma em grande coro e canta “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso. Para finalizar as comemorações dos 51 anos da capital federal, uma queima de fogos irá iluminar o céu de Brasília, tornando ainda mais memorável este aniversário.

Publicada em 2011