Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/11/13 às 18h58 - Atualizado em 13/11/18 às 14h39

Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro recebe maestro de Portugal

COMPARTILHAR

Cesário Costa é o regente convidado de terça-feira (26)

A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) recebe, na próxima terça-feira (26), o maestro português convidado, Cesário Costa, em temporada oficial 2013 de concertos internacionais.

O concerto será às 20h, na sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Claudio Santoro. A entrada é franca.

O projeto é uma parceria da Secretaria de Cultura do DF e Embaixada de Portugal no Brasil.

O público OSTNCS sob a regência do português Cesário Costa vai prestigiar obras, como “Abertura Sinfônica nº 3” de Joly Braga Santos, compositor português (1924-1928).

O repertório também inclui: “Concertino para violino e Orquestra” de Guerra-Peixe, compositor brasileiro (1914-1993), tendo como solista o vilonista Pablo de Leon, e “Sinfonia nº 1”, em Sol Menor, Op.13 (Sonhos de Inverno) de Pyotr Tchaikovsky, compositor russo (1840-1893).

 

Maestro convidado – Nascido em 1970, o português Cesário Costa destaca-se em seu país como um dos mais ativos maestros da sua geração.

Depois do curso superior de Piano em Paris, Cesário completou o Mestrado em Direção de Orquestra em Würzburg, Alemanha, vencendo o III Concurso Internacional Fundação Oriente para Jovens Chefes de Orquestra.

A atividade de Cesário como maestro desenvolveu-se tanto em Portugal como no plano internacional. Apresentou-se na Europa, Ásia, África e América com repertório que vai do barroco ao contemporâneo, tendo sempre a preocupação de divulgar obras de compositores portugueses.

Cesário colaborou com solistas e encenadores de renome. Fez a estreia absoluta de mais de cem obras, trabalhando com a maioria dos compositores nacionais contemporâneos.

Paralelamente à atividade de maestro e de programador musical, Cesário tem sido professor em diversas escolas e na Universidade Católica Portuguesa.

Também atuou como diretor artístico e maestro titular da Orquestra do Algarve e posteriormente presidente da Metropolitana e diretor artístico da Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Atualmente, Cesário é maestro titular da OrchestrUtópica e, recentemente, diretor artístico e maestro titular da Orquestra Clássica do Sul.

 

Serviço

Evento: Temporada Oficial 2013 da OSTNCS – maestro convidado de Portugal Cesário Costa

Data: terça-feira (26)

Horário: 20h

Local: Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Claudio Santoro

Entrada franca – mediante a ordem de chegada

Mais informações: 3325-6232 /3325-6171