Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/05/19 às 16h16 - Atualizado em 2/10/19 às 18h06

Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro realiza Concerto Didático para escolas do DF

COMPARTILHAR

Ocorreu na manhã de hoje (02), no Cine Brasília, o Concerto Didático para as escolas públicas promovido pelo projeto “Cultura Educa” da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, em parceria com a Secretaria de Educação. Criado para ampliar o acesso de crianças e adolescentes da rede pública de ensino à cultura, o programa aproxima os alunos ao universo musical.

Durante o Concerto Didático, realizado em parceria com o festival “Música na Estrada”, os estudantes puderam aprender sobre o funcionamento de uma orquestra e ouviram alguns clássicos do repertório tocado pela OSTNCS.

 

Regida pelo maestro Claudio Cohen, a Orquestra Sinfônica apresentou o som e a função de cada instrumento. O maestro interagiu com os estudantes e apresentou músicas famosas e canções de Claudio Santoro, que dá o nome à Sinfônica. “Apresentamos os instrumentos, tocamos clássicos da música erudita, músicas brasileiras populares e algumas trilhas de cinema”, destaca Cohen.

 

Nesta edição, o Concerto recebeu 11 escolas de ensino fundamental e médio. Centros de ensino de Taguatinga, Varjão, Cruzeiro, Brazlândia, Samambaia, São Sebastião, Paranoá, Núcleo Bandeirante, Octogonal e Recanto das Emas lotaram o concerto, totalizando cerca de 600 alunos. Após o espetáculo, os estudantes puderam tirar dúvidas com o maestro Claudio Cohen e posaram para as fotos com as turmas reunidas.

 

Para a Coordenadora do programa da secretaria de Cultura, Ilane Nogueira, as atividades educativas nos equipamentos culturais do DF têm como objetivo atender as escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal, estimulando a participação e o compartilhamento de experiências dos estudantes, também contribuindo para a formação cidadã dos estudantes.

 

Música na Estrada

O Festival Música na Estrada está na sua 8ª edição e é um projeto itinerante do Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania através da Lei de Incentivo à Cultura. A iniciativa leva cultura e lazer para pessoas de todas as idades e classes sociais. São dezenas de concertos, shows e espetáculos de dança gratuitos para a população da Região Norte e do DF.

 

De acordo com Fernando Ramos, Coordenador do festival, o projeto Concerto Didático proporciona o acesso das escolas públicas a um espetáculo sinfônico, gerando acessibilidade aos conteúdos artísticos para o público jovem. “O Concerto Didático é uma grande oportunidade de mostrar aos alunos como funciona uma orquestra sinfônica e o valor que este tipo de cultura tem para a humanidade”, completa o coordenador do programa.