Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/11/19 às 16h06 - Atualizado em 12/11/19 às 10h55

Orquestra Sinfônica apresenta peças sacras com Coro Sinfônico Comunitário da UnB

COMPARTILHAR

Duas “Glórias” – de Poulenc e de Hayes – terão participação do Coro Sinfônico Comunitário da UnB

 

A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro apresenta amanhã no Cine Brasília duas “Glórias”, uma do compositor francês Francis Poulenc (1899-1963) e outra do maestro estadunidense contemporâneo Mark Hayes.

 

Uma Glória é como se refere, na música sacre, à segunda parte da missa, que se divide em cinco – Kyrie, Gloria, Credo, Sanctus e Agnus Dei. Descreve a louvação ao Senhor. Trata-se de uma orquestração “vívida, vibrante”, destaca um dos maestros convidados, que regerá a peça de Poulenc, o brasileiro David Junker.

 

A apresentação contará ainda com a participação do Coro Sinfônico Comunitário da UnB, com 120 vozes, também regido por Junker, professor na instituição, onde é doutor em Educação Musical com ênfase em canto coral.

 

Formado por centenas de pessoas das mais variadas idades e profissões, todas provenientes do Plano Piloto e das Cidades Satélites, o Coro realiza peças de repertório erudito para grupo de vozes e orquestra.

 

A outra Glória, de autoria do próprio Hayes, será regida pelo maestro convidado na première de sua obra no Brasil, onde chegou dos Estados Unidos no dia 7. Sua produção predominante é de música coral nos gêneros sacrocristão e gospel.

 

As duas peças, cada uma com cerca de 30 minutos de duração, também contarão com solistas nas vozes – a de Poulenc, uma soprano; a de Hayes, quatro: soprano, contralto, tenor e baixo.

 

“São duas belas orquestrações. Nossa expectativa é a de seguir a tradição das apresentações da Sinfônica e lotar a sala. Sugiro que as pessoas interessadas cheguem cedo”, convida Junker.

 

Serviço
Coro Sinfônico Comunitário
Francis Poulenc – “Gloria” (30 min.)
Maestro David Junker
Mark Hayes – “Gloria” (30 min.)
Maestro Mark Hayes
Entrada franca
Cine Brasília, Entrequadra Sul 106/107
Acesso por ordem de chegada até a lotação do espaço. Os portões são abertos às 19:15 para idosos e pessoas com deficiência e às 19:30 para o público em geral. Dúvidas e informações: 2017-4030