Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/06/14 às 17h40 - Atualizado em 13/11/18 às 14h49

Orquestra Sinfônica se apresenta no FIFA Fan Fest

COMPARTILHAR

 

Trilhas sonoras de clássicos do cinema emocionam público


 

Torcedores ansiosos. Jogadores a postos. Este foi o cenário do FIFA Fan Fest neste sábado, 21. No entanto, no lugar do treinador, estava o maestro. A separação entre zaga, meio campo e ataque tornou-se a mesma que divide os artistas entre os naipes na Orquestra: cordas, madeiras, metais e percussão. A Orquestra sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro causou no público a mesma sensação dos grandes clássicos do Mundial: emoção.

“A Orquestra é a Seleção Brasileira da Cultura do Distrito Federal. O que fazemos aqui é dialogar a música erudita com o esporte mais popular. E assim como o futebol, todos querem ver a Orquestra Sinfônica jogar.” Foi nesse sentimento que Marconi Scarinci, Diretor-Executivo da Orquestra Sinfônica de Brasília, definiu o clima durante a apresentação do grupo.

E como futebol brasileiro é coisa de cinema, o repertório não poderia ser outro. Trilhas de filmes famosos, como Caçadores da Arca Perdida, Super Homem, Missão Impossível, trouxeram o caráter popular ao concerto que permaneceu clássico em instrumentalidade e qualidade. Ainda houve a apresentação de sucessos nacionais, entre eles, Asa Branca e músicas do Folclore brasileiro.

O maestro Cláudio Cohen subiu ao palco com a expectativa de conquistar o púbico e conseguiu. Mais de sessenta músicos de várias nacionalidades, assim como os torcedores que os contemplavam, tocaram em harmonia e foi impossível não se emocionar. “Só não se emociona quem não gosta de música. Mas quem não gosta de música não vem ao Fan Fest.”, afirmou o maestro.

Por fim, a Orquestra sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, assim como todos os brasileiros, é amante do futebol. Orgulhosos pela oportunidade dada pelo Governo do Distrito Federal de poderem expressar a arte erudita juntamente com o futebol, os músicos torcem juntos pela vitória da nossa grande nação. Claudio Cohen é quem palpita um placar para o jogo desta segunda-feira, 23: “será 2 a 0 para o Brasil”.

“O Brasil elevou o futebol à condição de arte e a arte mais sublime que toca o coração é a música.”, afirmou Marconi Scarinci. Dessa forma pode-se definir o FIFA Fan Fest Brasília, evento organizado pelo Governo do Distrito Federal, em parceria com a FIFA e com a Rede Globo, onde todos os dias ocorrem a transmissão dos jogos da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014™ e shows, a partir das 11h, no Taguaparque.