30/03/21 às 11h28 - Atualizado em 30/03/21 às 13h45

Orquestra lança concerto inédito gravado no Foyer da Villa-Lobos

Texto: Alexandre Freire /Edição: Sérgio Maggio (Ascom Secec)

30/03/2021

10:05:20

A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) apresenta nesta terça-feira (30.3), às 20h, no canal no YouTube, a “Serenata Opus 44″, de Antonín Dvořák (1841-1904), gravada no Foyer da Sala Villa-Lobos, no Teatro Nacional, antes do fechamento de todos os espaços culturais da Secec, em razão do agravamento da pandemia da Covid-19.

A Sinfônica realizou uma série de gravações em fevereiro no foyer, algumas das quais estarão na programação de abril, que será divulgada na próxima semana. “Para a OSTNCS é uma ótima oportunidade valorizar esse espaço maravilhoso, com jardins de Burle Marx e as belas esculturas de Alfredo Ceschiatti e Marianne Peretti”, complementa o maestro.

“O Foyer da Sala Villa-Lobos já foi palco de vários concertos e eventos culturais como, por exemplo, o Projeto Sarau nos anos 90”, lembra o regente Cláudio Cohen. “Nos grandes teatros do mundo, tais como o Teatro Colón (Buenos Aires) e o Theatro Municipal de São Paulo, é um hábito ter evento de música de câmara nesses espaços”, acrescenta.

Sobre a experiência de gravar no local, o regente afirma que existem muitas possibilidades sonoras e de luz a serem exploradas no espaço.

“A acústica é bem viva e reflexiva, e a luz tem variações vibrantes de cores durante o dia. Os músicos, às vezes, sofrem um pouco com o barulho externo, o que é compensado com microfonação e as dinâmicas acústicas das obras executadas”, revela Cohen.

O maestro explica que o foyer comporta diversas formações de câmara de até 45 músicos, com cordas, madeiras, metais e percussão.

“Mas temos priorizado formações camerísticas de até 25 músicos”, revela, em respeito às medidas de distanciamento social necessárias ao enfrentamento da crise sanitária.

No momento, o Foyer segue fechado para novas gravações.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Ascom/Secec)

E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br