Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/12/18 às 16h27 - Atualizado em 10/12/18 às 19h15

Orquestra homenageia 40 anos da dupla Zé Mulato e Cassiano

COMPARTILHAR
O concerto sinfônico da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, nesta terça-feira (11), às 20h, no Teatro dos Bancários (314/315 sul), será uma homenagem aos 40 anos de carreira da dupla de violeiros Zé Mulato e Cassiano. A entrada é gratuita e a classificação livre, mas os interessados deverão retirar os convites na bilheteria até uma hora antes do concerto.
 
Sob regência do maestro Claudio Cohen, os músicos da Orquestra Claudio Santoro vão interpretar “Meu céu”, “O homem e a espingarda”, “Poesia não se Vende” e outras composições autorais que marcaram a trajetória da dupla sertaneja. Os arranjos, especialmente concebidos para o concerto, revelam a beleza da música regional caipira e sua importância para o universo da cultura brasileira.
O evento marca, ainda, o lançamento do Núcleo de Ensinamento de Viola, projeto de formação musical da viola caipira, desenvolvido pelo Clube do Violeiro Caipira, com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC).
 

Direcionado a alunos da rede pública de ensino de quatro regiões administrativas do Distrito Federal, o projeto Núcleo de Ensinamento de Viola, que terá início em 2019, oferece formação musical gratuita de crianças e jovens, fortalecendo a cadeia produtiva da música de viola caipira.

Os Homenageados – Os irmãos José das Dores Fernandes ( Mulatoe João Monteiro da Costa Neto (Cassiano), nascidos no município de Passa Bem, na Zona da Mata Mineira, fazem parte da mais distinta geração de duplas caipiras brasileiras. Conheceram a viola ainda na infância e, em 1969, vieram para Brasília tentar a vida como músicos, gravando seu primeiro disco em 1978. Em 40 anos, a dupla gravou cinco LPs, 14 CDs e um DVD, consolidando uma trajetória repleta de gravações e participações em coletâneas de diversos artistas de renome, documentários, programas de TV e cinema. Excelentes intérpretes, instrumentistas, humoristas compositores,  Mulato e Cassiano foram premiados, pela quarta vez, com o 28º Prêmio da Música Brasileira, pelo CD “Bem Humorados”, concorrendo com outros grandes nomes da música popular.

Programação

19h – Aula inaugural de Luthieria e Toques de Viola

20h – Concerto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro
* Os interessados devem retirar os convites na bilheteria do local do Teatro evento até uma hora antes do concerto.

21h30 – Orquestra Roda de Viola

Exposição em Homenagem aos 40 anos de carreira da dupla  Mulato e Cassiano