Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/03/19 às 17h51 - Atualizado em 8/03/19 às 13h48

Orquestra Claudio Santoro faz 40 anos e apresenta Villa-Lobos para celebrar

COMPARTILHAR

A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro completou 40 anos no último dia 06 de março, e deixou a folia passar para comemorar seu aniversário. A apresentação, ou celebração, acontece na terça-feira (12) no Cine Brasília.

 

“Na quarta-feira de cinzas não era dia para comemorar”, justifica o maestro Claudio Cohen, que estará à frente de um programa idêntico ao que foi apresentado há 40 anos por Cláudio Santoro, fundador da sinfônica, que lhe dá o nome. “O maestro Santoro tocou na inauguração da Sala Villa-Lobos e escolheu peças do autor”, explica o regente.

 

Nesse sentido, o programa contempla sucessos de compositor nascido no Rio, não por acaso em março, como “Uirapuru”, “Bachianas nº 4” e “Choros nº 10”. “Temos uma natureza musical no Brasil, e a obra de Villas-Lobos expressa isso. A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro quer celebrar essa riqueza no concerto de terça-feira”, arremata o regente.

 

Nesses 40 anos de trajetória, a orquestra realizou centenas de concertos, temporadas de ópera e ballets, acompanhou importantes artistas nacionais, solistas nacionais e internacionais, realizou gravações e turnês pelo mundo. A OSTNS também realiza ações sociais, como o projeto Concertos da Saúde, e realiza concertos didáticos em parceria com escolas.

 

A OSTNCS promove o diálogo com diversos gêneros musicais populares e experimenta com linguagens. Foi ela que realizou o primeiro show/concerto do novo Estádio Nacional Mané Garrincha em homenagem ao cantor e compositor Renato Russo em junho de 2013, reunindo público de 50 mil pessoas. No show, nomes como Ivete Sangalo, Fernanda Takay, Zizi Possi e Jerry Adriani se apresentaram diante do holograma do líder da Legião Urbana.

 

“O papel da orquestra é participar de momentos importantes de Brasília, interagindo com a cidade e ajudando a formar a cultura clássica do público, que a acompanha fielmente há anos”, diz Cohen.

 

Serviço
Concerto Sinfônico –
40 anos da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro
Data: 12 de março de 2019
Local: Cine Brasília
Horário: 20 horas
Entrada por ordem de chegada sujeita a lotação do auditório