Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/08/15 às 17h24 - Atualizado em 13/11/18 às 14h49

Orquestra apresenta último concerto de agosto

COMPARTILHAR

A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, sob a regência do maestro Claudio Cohen, apresenta nesta terça (25/8) o último concerto do mês de agosto da Temporada 2015. A apresentação será no Teatro Planalto do Centro de Convenções Ulysses Guimarães e terá no programa as obras Contrastes (Fernando Morais) e Sinfonia nº 4 (Anton Bruckner).

Sobre as obras:

A Sinfonia no. 4, chamada de ‘Romântica’ é um dos trabalhos mais populares do compositor austríaco Anton Bruckner. Foi composta em 1874 e o termo ‘Romântica’ foi usado pelo próprio compositor. Não se trata de uma referência ao amor romântico e sim da noção medieval de romance, tal como descrita nas óperas Lohengrin e Siegfried, do compositor alemão Richard Wagner.

Contrastes foi escrita em 2006, para dez instrumentos de sopro solistas e quatro percussionistas e dedicada a dois grandes professores, Hary Schweizer e Vaclav Vinecky, ambos solistas da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional. A versão para banda sinfônica ganhou um concurso internacional de composição e foi apresentada em diversos países. Como o próprio nome da obra sugere, vários timbres e cores de instrumentos tão variados, formam uma enorme aquarela de sons aliada as ideias composicionais proporcionando ao ouvinte uma viagem sonora. A duração aproximada da obra é de dez minutos.

Confira a programação de agosto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional:

25/8

Auditório Planalto do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, 20h, entrada franca

Programa:

Câmara Contrastes (Fernando Morais)
Sinfonia nº 4 (Anton Bruckner)
Maestro – Claudio Cohen

*Os ingressos podem ser retirados no dia do evento, das 9h às 17h, na Secretaria de Cultura (SCN – Via N2, Anexo do Teatro Nacional Claudio Santoro) e no local do espetáculo a partir das 18h.