Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/03/17 às 13h20 - Atualizado em 13/11/18 às 14h50

Orquestra apresenta concerto inclusivo

COMPARTILHAR

Ambiente do Cine Brasília será adaptado a crianças do espectro autista

Criança não para quieta. Faz barulho, brinca, se mexe o tempo todo e, sim, faz birra também. É sempre um mistério. Talvez por isto, muitos pais ainda não levaram os pequenos para assistir a um concerto sinfônico, onde o ambiente exige silêncio até no respirar.

Entretanto, um projeto especial pretende acabar com toda esta formalidade e dar liberdade aos espectadores de todas as idades. Neste sábado, às 11h, o Cine Brasília recebe 2º Concerto do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, voltado às crianças do espectro do autismo e seus familiares, mas aberto a toda a sociedade.

A iniciativa do Maestro da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, Claudio Cohen e da psicóloga e fonoaudióloga infantil, Michelle Procópio, da Clifali, tem como principal objetivo diminuir o distanciamento entre os eventos culturais e as pessoas com necessidades especiais.

A atividade antecede o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, e alerta para a importância da inclusão social de pessoas com esta característica. Por isso, o concerto que usa a música como instrumento de socialização e valorização da diversidade proporciona um ambiente confortável onde se promoverá o respeito e aceitação das diferenças individuais para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva.

Todos os detalhes serão adaptados para autistas. A iluminação será maior, e a intensidade sonora será ajustada para reduzir o desconforto de pessoas com distúrbios sensoriais. Durante a apresentação, os indivíduos terão liberdade para explorar o local, podendo conversar, levantar, andar e até correr pelo espaço. Haverá profissionais capacitados para oferecer suporte se necessário, bem como terapeutas para auxiliar tanto os autistas quanto seus acompanhantes.

O repertório regido pelo Maestro Claudio Cohen será diversificado, abrangendo peças clássicas como, Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, até trilhas famosas do cinema, como Star wars, Super-Homem, Batman entre outras. Será a segunda edição do concerto, que aconteceu pela primeira vez no ano passado e provocou reações positivas dos pais.

No Brasil, há pelo menos dois milhões de pessoas com autismo – são mais de 70 milhões no mundo inteiro, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).

Serviço:

2º Concerto Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Quando: 1º de abril, às 11h

Onde: Cine Brasília

Entrada franca.