Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/06/12 às 18h19 - Atualizado em 13/11/18 às 14h37

Orçamento Participativo: posse será neste sábado

COMPARTILHAR

A Coordenadoria das Cidades promoverá neste sábado, 23 de junho, às 10h, no Museu da República, solenidade de posse dos delegados do Orçamento Participativo. O evento será aberto ao público. Os delegados são responsáveis por fazer a comunicação entre a comunidade e o governo. A escolha foi feita por meio de eleição nas assembleias promovidas em cada cidade. Os eleitos são responsáveis por levar as necessidades de seus bairros ao Fórum Regional.

O Orçamento Participativo é um instrumento usado na democracia representativa como meio de participação ativa da sociedade nas definições das ações de governo. Com ele torna-se possível que o cidadão participe das decisões que definem os destinos de uma cidade. A população decide as prioridades de investimentos em serviços e obras que devem ser realizados. A Coordenadoria das Cidades faz parte da Casa Civil do DF.

Em 2011, as plenárias do Orçamento Participativo reuniram mais de 16 mil pessoas nas 30 regiões administrativas do DF. Ao todo, foram recebidas mais de 7 mil propostas, que se efetivaram em 780 prioridades. Essas demandas começaram a ser analisadas, planejadas, licitadas e executadas em 2012. As prioridades estão em execução. De acordo com dados da Secretaria de Planejamento, 10% das obras já foram finalizadas e a grande maioria está em andamento.

Entre as cidades já beneficiadas pelas obras estão Brazlândia, Jardim Botânico, Paranoá, Park Way, Riacho Fundo II, Samambaia, Sudoeste e Octogonal. Elas têm recebido intervenções como construção de calçadas, centros de saúde, quadras poliesportivas, iluminação de áreas públicas, entre outras ações.

Fonte: Casa Civil/DF

Foto: Enrique Matute