Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/06/14 às 12h17 - Atualizado em 13/11/18 às 14h49

Obras de Américo Poteiro são expostas em Brasília

COMPARTILHAR


Exposição do artista faz parte das atividades culturais gratuitas na cidade


A partir desta quinta-feira (12), brasilienses e turistas poderão prestigiar a exposição “Tradição Reinventada” do artista Américo Poteiro na Galeria de Arte da Casa Thomas Jefferson, na 706/906 Sul. São, ao todo, 24 esculturas que reproduzem um jogo de futebol, representando dois times de onze jogadores em campo, um reserva e um juiz. Cada peça foi planejada de acordo com o movimento, expressão e interação das posições dos atletas com a bola em campo. Ainda é possível apreciar, pela primeira vez na carreira do autor, 13 pinturas de expressão livre.

As obras têm o objetivo de demonstrar o dinamismo de uma partida de futebol e possibilitam a interação do público, por meio da livre circulação entre as peças no “gramado”. Já no primeiro dia de exposição, Poteiro foi homenageado com a presença do secretário de Cultura do DF, HamiIlton Pereira, artistas plásticos de Brasília, como Omar Franco e Darlan Rosa, e dos representantes da Secretaria de Cultura de Goiânia, Antônio da Mata e Mairone Barbosa, além de admiradores.

Para Hamilton Pereira, a produção de Poteiro proporciona qualidade para a região Centro-Oeste. “Aqui se educa sensibilidade, expressando uma dimensão fundamental para a cultura. Isso é indispensável como elemento de formação de hábito e da acessibilidade das pessoas que se veem diante dessa maravilha. Estou me sentindo muito bem, essa exposição me faz sentir em casa”, afirmou o secretário que, assim como Poteiro, tem família em Goiânia.

Ubiratan Peres, 84 anos e Alaides de Oliveira, 60 anos, conheciam o trabalho e logo que souberam da oportunidade foram prestigiar o artista. “O interesse é grande para conhecer o que ele fez e faz. É bem diferente, tem um padrão exclusivo, muito bonito e delicado. Vale a pena ver”, afirmou o casal.

A exposição “Tradição Reinventada” recebe esse nome em homenagem à tradição da família que, para o artista, foi reinventada, com o novo segmento de trabalho. Poteiro nasceu em Goiânia e passou a vida estudando para dar continuidade à produção com cerâmica do avô e também do pai, Antônio Poteiro. Essa mostra, no entanto, quebra os padrões tradicionais e traz marcos inéditos e autorais do escultor.

Realização – O trabalho de Poteiro demorou cerca de dez anos para ser concluído e, de acordo com o artista, é um desejo antigo fazer uma homenagem ao futebol. Ao ser questionado sobre sua inspiração, ele revelou o segredo do próprio talento: “Busco pegar, em cada ambiente, um rosto, uma expressão. Viajei o mundo e fui observando ateliês e museus. Foi por meio dessas observações que aprendi a pintar”.

A exposição “Tradição Reinventada” faz parte da programação cultural da Casa Thomas Jefferson (CTJ) dos meses de junho e julho que inclui também espetáculos de blues e jazz. A entrada é gratuita e, de acordo com o produtor socio-cultural da CTJ, Luiz Carlos Costa, “representa uma forma de colaborar com a cidade e a Secretaria de Cultura ao exibir um trabalho de alta qualidade”. A exposição de Poteiro fica em exibição até o dia 26 de julho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e, aos sábados, das 9h às 12h.