11/06/14 às 18h20 - Atualizado em 13/11/18 às 14h49

Obras de Américo Poteiro em exposição na cidade

Estarão expostas 13 pinturas e 24 esculturas a partir de quarta-feira (11)

Começa nesta quarta-feira (11) a exposição “Tradição Reinventada”, com 13 pinturas e 24 esculturas do artista Américo Poteiro. Acompanhando a realização da Copa do Mundo, a mostra traz o complexo cenário de dois times de futebol, um juiz e um reserva. A exibição acontecerá na Galeria de Arte Casa Thomas Jefferson localizado na SEP Sul 706/906, conjunto B. A visitação poderá ser feira até o dia 26 de julho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados, de 9h às 12h.

Com obras que mostram a intimidade dos jogadores com a bola, o artista é capaz de reproduzir o dinamismo de uma partida de futebol. As esculturas provocam nos apreciadores uma reflexão sobre diversos aspectos do jogo, como as leis da física. Em uma das estatuetas o jogador aparece deitado dominando a bola.

Complementando o conjunto de esculturas em homenagem ao futebol, a exposição também conta com 13 pinturas. Nelas, Américo apresenta, pela primeira vez, obras coloridas. A espontaneidade e ausência de aspectos acadêmicos, como composição e perspectiva, aparecem nas peças.

O artista

Nascido em 1954, em Goiânia, Américo Batista de Souza Neto estudou durante décadas para dar continuidade ao trabalho com cerâmica inciado pelo seu avô e continuada por seu pai, o consagrado escultor e pintor Antônio Poteiro. Quebrando os padrões de seu pai, a sua obra tem marcos autorias e desafiadores das convenções esquemáticas.

Exposição “Tradição Reinventada” – pinturas e esculturas de Américo Porteiro

Início: Quarta-feira (11)

Término: 26 de julho

Horário de visitação: de segunda a sexta (das 9h às 21h) e sábados (das 9h às 12h)