Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/10/16 às 18h42 - Atualizado em 13/11/18 às 14h50

“O último Cine Drive-in” vence o Prêmio Netflix

COMPARTILHAR
 
“O Último Cine Drive-in” entra para o catálogo mundial da Netflix.
 
Financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura – FAC, o filme brasiliense ‘O Último Cine Drive-in’, dirigido por Iberê Carvalho, foi o escolhido pelo público e venceu o Prêmio Netflix, que incluirá a produção no catálogo mundial do serviço de streaming, viabilizando durante um ano a exibição do filme em 190 países.
 
O longa-metragem conta a história do jovem Marlon (Breno Nina), obrigado a voltar a Brasília, sua cidade de natal, devido à doença de sua mãe, Fátima (Rita Assemany). 
 
Na capital, ele vai reencontrar seu pai, Almeida (Othon Bastos), dono do Cine Drive-in, há 37 anos, que insiste em manter vivo o cinema.
 
O diretor do filme Iberê Carvalho comenta; “ainda não consigo dimensionar os efeitos de tamanha exposição de nosso cinema e de nossa cidade. Mas tenho convicção que com a continuidade e regularidade dos fundamentais investimentos do FAC no cinema de Brasília, em breve serão muitos os títulos a representar nosso cinema no mundo.”
 
Para o Subsecretario de Fomento e Incentivo da Secretaria de Cultura, Thiago Rocha, é muito gratificante ver um filme como ‘O Último Cine Drive-in’, que foi apoiado pelo FAC, ser premiado pelo júri popular deste prêmio. “Esta, além de ser uma merecida vitória dos realizadores do filme, é uma conquista de toda a cidade e um reconhecimento da importância do FAC para a consolidação do audiovisual brasiliense”, destaca Rocha.
 
No total, dez filmes brasileiros independentes concorreram à segunda edição do Prêmio Netflix, criado em 2013 pelo serviço de streaming.