Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/05/20 às 17h35 - Atualizado em 27/05/20 às 17h36

O Rolê Cultural desta semana desembarca no Centro de Dança do Distrito Federal

COMPARTILHAR

 

Referência para grupos de dança, o espaço é o destino do passeio cultural

 

Nesta quarta-feira (27), o nosso Rolê Cultural vai para o coração de Brasília, mais precisamente ao lado do Teatro Nacional, onde está localizado o Centro de Dança do Distrito Federal, uma referência para as companhias de dança da região.

 

O passeio desta semana vai mostrar de perto todos os ambientes que compõem o equipamento cultural, que foi criado para ensaios, oficinas, workshops e cursos da área de dança, tanto por parte de realizadores locais quanto por convidados e visitantes.

 

Fundado em 1993, o Centro de Dança é composto por cinco salas destinadas às práticas corporais, sete para práticas de produção, gestão e reflexão teórica, além de abrigar ambientes diversificados como videoteca, jardim interno, salão de estar e cozinha.

 

O Centro de Dança também costuma receber festivais e seminários. Um dos eventos mais emblemáticos ocorridos no CD foi o Seminário Internacional de Dança, que contou com dançarinos de todo o Brasil, juntamente com professores dos Estados Unidos e da Europa.

 

Ao longo de quase três décadas de funcionamento, o Centro de Dança se consolidou pela função artística da modalidade artística nas suas diversas estéticas e abordagens, contribuindo com a consolidação de uma política pública no DF e visando à formação, à pesquisa coreográfica, ao aprimoramento e à difusão dos mais variados tipos de dança.

 

No Rolê, também será possível conhecer as salas do piso superior, usadas como suporte para grupos e eventos, aulas teóricas, workshops para figurino, palestras sobre cenografia e consultoria para companhias de dança.

 

O que é o Rolê Cultural?

 

A série de vídeos que percorre os equipamentos mostrando detalhes e curiosidades sobre cada um deles, é parte do programa “Conecta Cultura”, que oferece produções culturais on-line durante o período de isolamento social.

 

A ideia do Rolê Cultural é que os vídeos funcionem como espécie de visita guiada virtual, mostrando de maneira objetiva os museus. O trabalho em formato virtual é parte do esforço da Secec em trazer soluções criativas durante o período de isolamento social necessário para conter o avanço da pandemia da Covid-19.

 

O projeto é fruto de iniciativa coletiva de servidores da Secec, gerentes dos equipamentos e tem apoio da Rádio Cultura.

 

Os vídeos da série Rolê Cultural serão publicados às quartas-feiras no site e nos canais oficiais da Secec:

www.cultura.df.gov.br/role-cultural

Facebook: @sececdf
Instagram: @sececdf
Twitter: @sececdf

Vem com a gente!