Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/06/20 às 17h29 - Atualizado em 18/06/20 às 10h37

O Rolê Cultural desembarca no Complexo Cultural Planaltina

COMPARTILHAR

 

Ponto de cultura da região, espaço se consolidou como conquista da comunidade

 

Nesta quarta-feira (17), o nosso Rolê Cultural vai à Região Administrativa mais antiga do Distrito Federal, onde está localizado o Complexo Cultural Planaltina(CCP). Fundado na Cidade Centenária que abriga a Pedra Fundamental de Brasília,o espaço cultural é cenário de diversas manifestações culturais, tornando-se referência para a comunidade e os artistas do DF.

 

O passeio desta semana vai percorrer todos os ambientes que integram o ponto de cultura regido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec), mostrando em detalhes a história de cada galeria, palco e paredes do espaço, que conta com um significativo papel difusor do acesso à arte e à cultura, minimizando situações de vulnerabilidade social e promovendo cidadania desde sua inauguração.

 

Durante o nosso passeio, o público de casa também vai notar a modernidade e acessibilidade do complexo, que é um dos mais jovens do DF, com apenas dois anos de funcionamento. Com a preocupação de ser um espaço de cultura para todos, o espaço conta com ambientes equipados com rampas, barras de ferro, poltronas em tamanhos especiais, sinalização em braile, elevador especial, banheiros e estacionamentos adaptados.

 

Nosso Rolê vai mostrar cada pedaço dos ambientes que são palco de oficinas, aulas teóricas, palestras, workshops e atividades variadas destinadas à arte e cultura presentes no caldeirão cultural que é o Distrito Federal. Vamos caminhar juntos pela Galeria, Sala Multiuso, Cineteatro, Teatro de Arena e pelos camarins, onde acontecem todos os bastidores dos memoráveis espetáculos.

 

Venha conosco neste Rolê, apreciar e prestigiar um dos grandes símbolos de força da luta da comunidade cultural planaltinense e do DF.

 

 

 

O que é o Rolê Cultural?

 

A série de vídeos que percorre os equipamentos, mostrando detalhes e curiosidades sobre cada um deles, é parte do programa “Conecta Cultura”, que oferece produções culturais on-line durante o período de isolamento social.

A ideia do Rolê Cultural é que os vídeos funcionem como espécie de visita guiada virtual, mostrando de maneira objetiva os museus. O trabalho em formato virtual é parte do esforço da Secec em trazer soluções criativas durante o período de isolamento social necessário para conter o avanço da pandemia da Covid-19.

 

O projeto é fruto de iniciativa coletiva de servidores da Secec, gerentes dos equipamentos e tem apoio da Rádio Cultura.

Os vídeos da série Rolê Cultural serão publicados às quartas-feiras no site e nos canais oficiais da Secec:
www.cultura.df.gov.br/role-cultural
Facebook: @sececdf
Instagram: @sececdf
Twitter: @sececdf
Vem com a gente!