Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/09/15 às 20h41 - Atualizado em 13/11/18 às 14h49

Nota de repúdio

COMPARTILHAR

A Secretaria de Cultura se manifesta contra a intolerância religiosa

(Brasília, 14/9/2015) – A Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal repudia os atos de vandalismo praticados contra três terreiros de candomblé durante o fim de semana no Entorno de Brasília, nos municípios goianos de Santo Antônio do Descoberto, Águas Lindas e Valparaíso. Duas casas de santo foram incendiadas e a casa de um babalorixá foi apedrejada num ato de intolerância religiosa. Por compreender que a religião é parte da cultura de um povo e que vivemos em uma sociedade de livre profissão da fé, a Secretaria de Cultura se manifesta veementemente contra essas ações, que demonstram preconceito às religiões de matriz africana e revelam o racismo ainda presente na sociedade brasileira.

Trabalhamos pelo respeito e pela preservação da liberdade religiosa e de credo, pois, mais do que um ideal de uma sociedade humanizada e solidária, trata-se de um princípio constitucional. A Constituição Federal, no artigo 5º, VI, estipula ser inviolável a liberdade de consciência e de crença, assegurando o livre exercício dos cultos religiosos e garantindo, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e às suas liturgias.

Esperamos que os responsáveis sejam devidamente identificados e punidos e que atos como estes não mais se repitam, em nome do respeito e da dignidade de um povo e de uma religião que tanto contribuíram e ainda contribuem para a construção e formação da identidade brasileira.

Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal