10/04/19 às 20h19 - Atualizado em 11/04/19 às 16h07

Escolha de gerentes de cultura é discutido entre SEC, Cidades e Administradores Regionais

Os administradores regionais foram recebidos pelos secretários de Cultura, Adão Cândido, e Cidades, Gustavo Aires, nesta quarta-feira (10). Na pauta, o processo de escolha dos gerentes de cultura e a realização dos aniversários das cidades.

Atualmente, os gerentes de cultura são escolhidos a partir de formação de lista tríplice. Entretanto, comunidade e administradores ainda têm dúvidas sobre os critérios para formação e eleição dos nomes. Para o secretário de Cultura, o tema é prioridade, uma vez que os gerentes de Cultura são figuras centrais na promoção da difusão cultural.

Cândido indicou que o Conselho de Cultura já trabalha em um regulamento para formalizar e unificar o processo eleitoral da lista tríplice, conforme prevê a Lei Orgânica da Cultura (LOC). A partir dessa normativa, será feita uma portaria conjunta das secretarias da Cultura e de Cidades para regulamentar o processo. “Isso trará mais garantias à toda a administração pública, o que inclui, administradores regionais, gerentes e o próprio governador , que terão a segurança jurídica na formalização do ato”, disse.

O secretário de Cidades apontou, ainda, a necessidade da busca de soluções para a realização dos aniversários das cidades. Segundo ele, é preciso que as administrações busquem outros mecanismos de financiamento das atividades. “Hoje, o governo enfrenta um corte no orçamento. É preciso buscar junto à comunidade, ao comércio local e aos parceiros outras fontes de recursos, para que cada região realize seus eventos com qualidade, atendendo às expectativas e demandas locais”, afirmou.