Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/12/17 às 18h49 - Atualizado em 8/02/18 às 19h22

Música, moda e audiovisual ganham apoio no DF

COMPARTILHAR

Negócios criativos em atividade no DF dos setores de audiovisual, música e moda já podem se inscrever no Laboratório de Empreendedorismo e Negócios do Território Criativo (Lab Território Criativo), programa da Secretaria de Cultura para o desenvolvimento da ecnomia criativa no DF.

 

O edital está disponível em territoriocriativodf.com.br. As inscrições podem ser realizadas até 14 de janeiro pelo e-mail labterritoriocriativo@gmail.com. A iniciativa traz um conteúdo inédito, inovador e feito sob medida para empreendimentos que trazem no DNA a força criativa do DF, pensado para potencializar empreendimentos, a partir de processos formativos e mentoria individual relacionados a gestão, criatividade e inovação.

 

Número de empreendimentos selecionados

 

15 empreendimentos em atividade no DF, cinco de cada setor criativo destacado (audiovisual, moda e música), serão selecionados por um júri técnico de especialistas, a partir do Edital. Os mais bem classificados serão convocados para uma rodada de apresentações de negócios (pitches) para uma banca. Os selecionados terão acesso a 80 horas de conteúdo formativo, 30 horas de mentoria individualizada e a oportunidade de apresentar seus negócios para uma banca de formadores de opinião e potenciais investidores.

 

Número de participantes por empreendimento

 

Cada empreendimento selecionado poderá indicar até três participantes vinculados ao negócio. Eles terão a oportunidade de colocar à prova seus modelos de negócios, conhecer iniciativas inovadoras nacionais e internacionais, ampliar seu networking e receber mentorias, além de debater e validar propostas promissoras para a expansão de suas ideias, produtos e serviços, abrindo caminho para que suas iniciativas ganhem destaque e conquistem novas oportunidades.

 

Etapas da Imersão

 

A imersão se desenvolve em três etapas – formação específica no setor de atuação de mais de 60 horas; 30 horas de mentoria e vivências em Design Thinking com foco em inovação; e preparação para conexões de mercado e junto a investidores. O Lab Território Criativo é uma parceria entre o Instituto Bem cultural e a Secretaria de Cultura do Distrito Federal, com apoio do Ministério da Cultura. Integra o programa Território Criativo

 

Reconhecimento do potencial criativo

 

“O Distrito Federal é um grande palco de criatividade e a economia criativa é um caminho fundamental para o desenvolvimento da região. A proposta do Lab Território Criativo é favorecer um ciclo virtuoso, capaz de dar destaque e contribuir para que empreendimentos com grande potencial possam crescer, inspirar e gerar impactos positivos de forma sustentável em todo o DF”, considera Guilherme Reis, Secretário de Cultura do Governo do Distrito Federal.

O grande potencial para o empreendedorismo criativo presente no DF ficou ainda mais claro durante os primeiros ciclos de ação promovidos pelo Território Criativo. Em apenas três meses, a iniciativa já impactou, por meio de ações de qualificação e articulação, mais de 1200 empreendedores em mais de 850 horas de atividades, distribuídas em 16 Regiões Administrativas do DF.

 

Diversidade e inovação

 

A diversidade de propostas, a inovação e o desejo de concretizar ideias foram a tônica evidenciada pelo circuito na primeira fase do programa, que teve caráter inclusivo, com a socialização de conhecimentos e orientações em forma de consultoria, mesclando conteúdo de ponta com o fomento ao empreendedorismo de base.

“Durante uma primeira fase mais horizontal, realizada em todo o DF, a equipe técnica do Território Criativo teve contato direto com realizadores e potenciais empreendedores, o que nos permitiu entender as vocações criativas e as singularidades do território. Agora vamos construir um caminho para uma ação setorial, dirigida a empreendimentos criativos de ponta em audiovisual, moda e música “, afirma Ana Carla Fonseca, coordenadora técnica do Território Criativo.

Com a experiência de desenvolver projetos de economia criativa em mais de 30 países, Ana Carla considera o programa uma iniciativa pioneira no Brasil, com grande potencial de transformação e geração de impacto. “Inédito e inovador, o Lab Território Criativo abre a oportunidade para que o DF mostre ao mundo a potência do empreendedorismo criativo que tem em seu DNA”, complementa a especialista.

 

Informações gerais

 

Laboratório de Empreendedorismo e Negócios do Território Criativo

 

Programa para dinamização de empreendimentos em atividade no Distrito Federal nas áreas de audiovisual, moda e música.

Inscrições até 14/01 pelo e-mail: labterritoriocriativo@gmail.com

Mais informações: www.territoriocriativodf.com.br

Dúvidas: labterritoriocriativo@gmail.com