Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/06/14 às 13h27 - Atualizado em 13/11/18 às 14h49

Música, exposições e interatividade marcam noite no Museu Nacional

COMPARTILHAR


Secretário destaca a importância dos espaços culturais permanecerem abertos


O pontapé para as comemorações da Copa do Mundo em Brasília foi dado na última quarta-feira (11) com as apresentações da banda local de percussão Patubatê e da Grande Dança Brasil, uma espécie de flashmob que tomou conta da área externa do Museu Nacional.

O evento contou com a presença da ministra da Cultura, Marta Suplicy, e do secretário de Cultura do Distrito Federal, Hamilton Pereira. “É um flashmob à brasileira, uma grande dança de confraternização. São diferentes ritmos do Brasil e diferentes formas de se expressar. As pessoas podem ir, olhar e continuar dançando”, disse a ministra.

O criador da coreografia do flashmob, Carlinhos de Jesus, se juntou à turma brasiliense para a dança. De acordo com ele, “a trilha sonora enfatiza todas as regiões brasileiras. Foi interessante iniciar em Brasília porque a cidade tem uma grande diversidade, gente vinda de todos os cantos do país.”

Jane Fernandes, já no aquecimento para os jogos da Copa, acompanhou de perto as apresentações. “Acho flashmob muito bacana porque sempre tem uma mensagem para passar. Vou arriscar os passos mesmo sem ter ensaiado”, revelou animada.

Os turistas estrangeiros também marcaram presença e, com as câmeras a postos, não perderam nenhum movimento da noite. O equatoriano Alessandro Armas, ostentando a bandeira da terra natal, está em Brasília pela primeira vez e recomenda o passeio. “A cidade é linda, especialmente à noite. Adorei assistir a essas apresentações musicais aqui”, contou.

Exposições

Além da Grande Banda Brasil 2014, o museu recebe sete mostras artísticas, nacionais e internacionais. Projeções de imagens das exposições em cartaz no museu enfatizaram a cúpula projetada por Oscar Niemeyer. A ministra Marta Suplicy aproveitou a oportunidade para visitar o Espaço Cultura, anexo ao museu, onde turistas poderão consultar a programação da cidade no período da Copa.

“Vamos ter em todas as cidades-sede totens interativos. Neles você vê a programação de cada cidade, além de gastronomia, museus, apresentações. É a cultura brasileira mostrando toda a sua diversidade”, ressaltou Marta.

Hamilton Pereira salientou a importância de manter os espaços culturais da cidade abertos durante a Copa. “Receberemos visitantes de Brasília, de outras cidades do país e do resto do mundo. Devemos mostrar os espaços que nos identificam, que são referência. Queremos fazer com que Brasília seja conhecida por fora e por dentro.”

O secretário também destacou a importância da Copa do Mundo para o Brasil. Segundo ele, além de esporte, o futebol é uma arte. “O futebol é um traço da identidade cultural. Ninguém consegue entender o povo brasileiro sem compreender a paixão pelo futebol”.

Serviço

Flashmob Grande Dança Brasil – Brasília

Local: Museu Nacional

Datas e horários: 22 de junho às 17h; 29 de junho às 11h; 6 de julho às 17h