Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/09/13 às 19h28 - Atualizado em 13/11/18 às 14h39

Museu Vivo da Memória Candanga sedia exposição “Retratáveis”

COMPARTILHAR

Luciano Ogura aceita convite do grupo Gravura em Foco para exposição individual, oficina e palestra na segunda quinzena de setembro


Batizada Retratáveis, a mostra, que ocupa a Galeria do Museu Vivo da Memória Candanga de 28 de setembro a 26 de outubro, reúne 50 xilogravuras produzidas pelo artista plástico Luciano Ogura. A abertura da exposição será realizada às 11 horas, no dia 28.

Para sua primeira exposição individual em Brasília, Luciano Ogura selecionou trabalhos de sua recente produção, escolhidos entre as peças mais representativas da sua linguagem de gravador. Apresenta gravuras com temas recorrentes na carreira deste paulista que é arquiteto e urbanista de formação.

São animais, figuras humanas e objetos, algumas já vistas por aqui, pois Ogura integrou a coletiva Brasil Argentina Gráfica, que fez temporada na Galeria Rubem Valentim, na 508 sul.

Na apresentação de Retratáveis, a artista plástica Ana Pinheiro destaca que o artista traça uma relação dialógica entre as composições: “O diálogo proposto, por Ogura, entre o objeto e sua sombra, entre a figura e a paisagem, a arquitetura e o corpo nu, entre o mundo e o indivíduo, ao evocar o caráter fisionômico das coisas e dos seres, revela como cada objeto e cada ser retratado projeta sobre nós sua alma”.

Atividades formativas

Antes de inaugurar Retratáveis, no MVMC, Luciano Ogura coordena atividades formativas e profere palestra pública em Brasília no dia 24, às 19h30, na galeria Revisão da Gravura, coordenada pela artista plástica Helena Lopes.

Entre os dias 25 a 27 de setembro, o artista plástico ministrará o curso de xilogravura, com aulas no período da manhã e à noite. Cada grupo tem capacidade para até 20 pessoas.

Ao longo do curso de xilogravura, Luciano Ogura vai apresentar um panorama de utilização da técnica, desde seus primórdios na China até os dias atuais. Também vai orientar os participantes na realização de uma gravura, cumprindo etapas como a confecção de matriz, impressão e até a organização de uma exposição. Ao final do processo, o artista vai fazer uma leitura dos trabalhos a fim de identificar potencialidades na produção do grupo.

Já o workshop de xilogravura será um encontro único, no dia 28 de setembro, a partir das 14h, logo depois da inauguração de Retratáveis, no Museu Vivo da Memória Candanga.

No workshop, Ogura vai mostrar, por exemplo, como a xilo pode ser explorada artística e comercialmente; também vai ajudar os participantes a descobrirem vocações, além de explorar aspectos formais da arte, como composição, linha e contraste. A ideia é promover o espírito colaborativo destacando os benefícios do trabalho em grupo.

Sobre o artista

Com mais de 16 anos de carreira consolidada, Luciano Ogura vive e trabalha em São Paulo. Iniciou-se em gravura em 1997 expondo em salões, coletivas e mostras individuais no Brasil e no exterior, tendo obras em diferentes instituições e coleções, como a do Museu Lasar Segal, em São Paulo. O artista produz xilogravura, linoleogravura e livros de artistas em que apresenta temas ligados ao universo urbano. No momento desenvolve pesquisa com tema cidades e todos os seres vivos que nela habitam. O artista acaba participar do Salão de Artes Visuais de Vinhedo, SP, onde ganhou o Prêmio aquisição na categoria gravura.

Luciano Ogura é o terceiro gravurista a participar do projeto Gravura em Foco Convida, atividade que o grupo de gravadores que mantêm ateliê no Museu Vivo da Memória Candanga desenvolve com o propósito de promover o intercambio artístico entre artistas do DF e de outras regiões. O projeto já recebeu o argentino Carlos Pamparana e a paulista Cristina Botallo.

 

Serviço:

EXPOSIÇÃO RETRATÁVEIS

Data: de 28 de setembro a 26 de outubro (abertura dia 28, às 11h)

Local: Galeria do Museu Vivo da Memória Candanga Via Epia Sul lote D

Visitação: Segunda a sábado, das 9h às 12h e das 14h às 17h

 

PALESTRA (Viver de arte. É possível?)

Data: 24 de setembro

Horário: 19h30

Local: Galeria Revisão da Gravura

Inscrições pelo e-mail: gravuraemfoco@gmail.com

 

CURSO DE XILOGRAVURA

Data: 25, 26 e 27 setembro

Turma 1: das 09h30 às 12h30

Turma 2: das 19h30 às 22h30

Local: Casa Rosa do Museu Vivo da Memória Candanga

Inscrições pelo e-mail: gravuraemfoco@gmail.com

 

WORKSHOP DE XILOGRAVURA

Data: 28 de setembro

Horário: 14h as 18h

Local: Museu Vivo da Memória Candanga

Inscrições pelo e-mail: gravuraemfoco@gmail.com

 

Mais informações e inscrições:

Naná de Sousa – Gravura em Foco,

gravuraemfoco@gmail.com 61- 8111-4979