Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/11/13 às 16h37 - Atualizado em 13/11/18 às 14h39

Museu Nacional recebe mostra inédita de Alejandro Obregón

COMPARTILHAR


Artista colombiano apresenta 32 obras até 5 de janeiro

O Museu Nacional da República recebe, a partir da próxima quinta-feira (7), a exposição Geografias Pictóricas – A exploração do espaço na paisagem de Alejandro Obregón, com 32 obras do artista.

A mostra é uma parceria da Secretaria de Cultura do DF com a Embaixada da Colômbia, e tem o apoio dos Ministérios das Relações Exteriores da Colômbia e do Brasil. A entrada é franca.

A curadoria é de Isabel Cristina Ramires, historiadora de arte, docente, investigadora e curadora da Universidade Jorge Tadeo Lozano, Seccional Caribe.

Geografias Pictóricas – A exploração do espaço na paisagem de Alejandro Obregón está dividida em seis partes: geografias do desdobramento; geografias de forças e tensões; geografias de atmosferas; geografias de cor; corpos geografia e geografias da saturação.

“Com essas categorias se quer mostrar elementos comuns nas estratégias que Obregón utilizou para propiciar o trânsito no qual seus interesses temáticos circulam no reino da linguagem muda da pintura”, observou Isabel Ramires.

O estudo curatorial mostra que Obregón era um autêntico explorador geográfico e sua vida cotidiana, viagens e intercâmbios serviram como inspiração criativa para suas obras.

Mostras – A exposição faz parte de um ciclo no Museu Nacional que o Itamaraty iniciou com grandes artistas de países da América Latina.

Antes, foram exibidas Guayasamin, do Equador, com a exposição Continente Mestiço, e Armando Reverón, com Revendo Reverón – O Relâmpago Capturado.

Obregón será o terceiro homenageado, já que é um ícone da cena artística colombiana.


Serviço

Exposição Geografias Pictóricas – A exploração do espaço na paisagem de Alejandro Obregón
Data: 07 de novembro de 2013 a 05 de janeiro de 2014 (de terça a domingo)
Horário: 9h as 18h30
Local: Museu Nacional de República, localizado na Esplanada dos Ministérios, Setor Cultural Sul
Entrada franca
Mais informações: (61) 8301-7155