18/05/18 às 15h17 - Atualizado em 13/11/18 às 15h07

Museu Nacional recebe Gravuras da Coleção Itaú Cultural

The Grils on the bridge, de Edvard Munch

Exposição itinerante chega ao Distrito Federal com mais 14 obras nunca antes expostas

O Museu Nacional da República recebe, entre os dias 22 de maio e 22 de julho, a exposição Imagens Impressas: um Percurso Histórico pelas Gravuras da Coleção Itaú Cultural. Com curadoria de Marcos Moraes, a mostra mapeia cinco séculos da produção gráfica europeia, com mais de 150 das 452 imagens impressas que compõem este acervo. Apresentadas de forma didática, estas obras revelam as diferentes técnicas, temas e destinações das gravuras no século XV ao XIX.

A mostra já passou por São Paulo, Santos, Curitiba, Fortaleza, Rio de Janeiro e Ribeirão Preto e chega em Brasília ampliada, com mais 14 obras dos séculos XVI ao XIX, nunca antes expostas nestes recortes. Em destaque, The Grils on the Bridge, de Edvard Munch, um dos pioneiros no expressionismo alemão. A xilogravura sobre papel, produzida em 1918, acaba de ser incorporada à coleção Itaú Cultural e é apresentada pela primeira vez desde a sua aquisição.

Ainda entre as novidades, há gravuras de Jan van der Straet, Pieter de Jode, Joannes Stradanaus e Ian Collaert, entre o conjunto de obras do século XVI. Claude Mellan, Andrian von Ostade, Cornelius Bega e Jan Both se juntam, na mostra, às mais representativas do século XVII. Outras quatro integram os trabalhos do século XVIII, de autoria de Francesco Bartolozzi, Nicolas Le Sueur e duas de Jacques-Fabien. Do século XVIII, Charles Daubginy e Franck Holl.

Elas se somam às obras do artista e caricaturista francês Honoré-Victorien Daumier, como Quelle heurese rencontre! – Les Amis (ca.1840), Mais pis que (s.d.), C’est bien parce (s.d.), Um ami est – Les Amis (ca. 1840), J’offrirai à monsieur (s.d.). Dele, há também o original de uma charge publicada no jornal Le Charivari, um dos principais veículos franceses no período. Chama a atenção, ainda, uma série de trabalhos de artistas mais conhecidos como pintores, como Edouard Manet, Eugène Delacroix, Francisco Goya, Henri de Toulouse-Lautrec e Rembrandt van Rijn.  A gravura mais antiga em exibição na mostra é Cristo Carregando Cruz, feita em 1475 por Martin Schongauer, um dos primeiros gravuristas de que se tem notícia. Vale ressaltar as ilustrações realizadas por Gustave Doré, no século XIX, para o livro A Divina Comédia, de Dante Alighieri.

“A imagem impressa acompanha a humanidade desde os seus primórdios, e podemos remontar essa trajetória às primeiras mãos marcadas, por meio de pigmentos, nas paredes de grutas e cavernas”, explica o curador Marcos Moraes. De acordo com ele, as primeiras imagens impressas são xilogravuras produzidas no século XV, e, a partir desse período, aprimoram-se as técnicas: são incorporadas inovações e é desenvolvida a linguagem gráfica. Por esse caminho, no século XIX a gravura chega à autonomia.

Sobre Marcos Moraes

Doutor em Arquitetura e Urbanismo (2009), graduado em Direito (1979) e Artes Cênicas (1987), com especialização em Arte Educação e Museu, todos pela Universidade de São Paulo (Usp). Atualmente é coordenador dos cursos de bacharelado e licenciatura em Artes Visuais, bem como dos Programas Internacionais de Residência Artística (Cité des Arts e Residência Artística FAAP), ambos da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), onde também é docente (graduação e pós-graduação) em História da Arte, Desenvolvimento de Projeto Integrado e é responsável pelos Seminários de Investigação Contemporânea, além de curador do Programa de exposição dos bacharelados em artes visuais, e das salas especiais com artistas convidados da Anual de Arte FAAP. Integra o Conselho de Aquisição do MAB FAAP e o Conselho Consultivo do MAM de São Paulo.

Coleção Itaú: acervo para todos os brasileiros

O Itaú conta com uma das maiores coleções corporativas de arte do mundo. Com mais de 15 mil peças, é constituída com recursos próprios, sem uso da Lei Rouanet.  Para garantir o acesso do público, o Itaú Cultural realiza mostras gratuitas em sua sede e pelo país e exterior. Já realizou mais de 60 exposições vistas por mais de 1,7 milhão de pessoas de mais vinte cidades do Brasil e em seis países, como Argentina e França.

SERVIÇO

Curadoria: Marcos Moraes