Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/03/14 às 11h00 - Atualizado em 13/11/18 às 14h45

Museu Nacional recebe exposição sobre os Jogos Olímpicos

COMPARTILHAR


O público poderá empunhar a tocha das Olimpíadas de Londres

O Museu Nacional da República receberá, a partir desta quarta-feira (02), a exposição Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte. Organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a mostra segue na cidade até o dia 11 de maio e é um aquecimento para os Jogos Olímpicos de 2016.

A exibição é composta por cerca de 300 peças que representam a trajetória dos Jogos, desde a Antiguidade. Parte do material que será exposto pertence ao Museu Olímpico de Lausanne, na Suíça, detentor do maior arquivo sobre o tema, e a outra ao COB. Também serão exibidas peças pertencentes às Confederações Brasileiras Olímpicas e aos próprios atletas.

A mostra será divida em nove módulos: Jogos da Antiguidade, O Sonho de Coubertin, Acendendo a Tocha, Cerimônias, Esportes e Medalhas, Mascotes, Rio 2016, Memorabília e Time Brasil.

Durante a visita, o público terá a experiência de empunhar a tocha dos Jogos Olímpicos de Londres, realizados em 2012. Além disso, os visitantes poderão tirar fotos com o mascote Mischa, dos Jogos Olímpicos de Moscou, em 1980, famoso por ter “chorado” na cerimônia de abertura.

A exposição tem como objetivo apresentar ao público os valores dos Jogos Olímpicos. Segundo o presidente do COB e do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, o país tem a responsabilidade de contribuir para a educação olímpica do povo brasileiro.

“Levar a exposição para Brasília é uma forma de homenagear a população da Capital Federal e sua destacada identificação com o esporte”, afirmou Nuzman.

A diretora cultural do COB, Christiane Paquelet, explica que vinda da exposição para cidade foi feita pela forte relação com a arte. “É uma honra levar um pouco da cultura olímpica em forma de exposição para uma cidade que foi projetada e já nasceu nos moldes artísticos”, ressalta.

O projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura, Coca-Cola e Bradesco Seguros.


Serviço

Exposição Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte

Local: Museu Nacional do Conjunto Cultural da República.

Início: Quarta-feira (2)

Término: 11 de maio

Horário : 9h às 18h30 (De terça-feira a domingo).

Entrada Franca