27/11/13 às 20h06 - Atualizado em 13/11/18 às 14h39

Museu Nacional lança livro sobre gestão de museus

Publicação bilíngue reúne palestras e mini-cursos de brasileiros, espanhóis, franceses e portugueses

A Secretaria de Cultura do DF e o Museu Nacional da República (MUN) lançam o livro Gestão Museológica – Questões Teóricas e Práticas nesta quinta-feira (28), às 20h, no MUN. A entrada é franca.

A publicação reúne, em português e inglês, as palestras e mini-cursos ministrados pelos profissionais brasileiros, espanhóis, franceses e portugueses que participaram do Seminário Internacional de mesmo nome, realizado pelo MUN, em outubro e novembro de 2012.

As palestras contaram com temas de relevante interesse para as áreas de museologia e patrimônio, tais como legislação brasileira sobre museus, gestão do patrimônio museológico, políticas de constituição de coleções museológicas e adequação de edificações históricas para museus e afins.

Os seminários apresentaram a implantação de laboratórios e emprego de novas tecnologias na conservação e restauração, formação em museologia em conservação e restauração e relatos de experiências.

Os mini-cursos foram sobre fotografia aplicada à conservação e restauração, e conservação e restauração de arte contemporânea – instalações de arte e novos meios.

Para a impressão desta obra, o MUN contou com a parceria da Câmara dos Deputados. O exemplar é gratuito, e também está disponível em meio digital, na Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados, pelo link:

Mais informações: 3325 6410 e e-mail museunacional@gmail.com