Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/02/15 às 18h49 - Atualizado em 13/11/18 às 14h49

Museu Nacional de Brasília exibe acervo em exposição multimídia

COMPARTILHAR

Obras doadas e adquiridas em prêmios compõem a mostra

O acervo de um museu público se compõe de diversas maneiras, mas os métodos mais frequentes para ampliar o patrimônio artístico são as doações e prêmios aquisitivos (quando a instituição organizadora do prêmio seleciona obras para compra). Diretor do Museu Nacional de Brasília (MuN), Wagner Barja selecionou 53 peças do catálogo da instituição que administra, e do Museu de Arte de Brasília (MAB), para compor a mostra Acervos em Movimento – Aquisições e Doações, em cartaz no Museu Nacional de Brasília, de sábado, 31 de janeiro, a 5 de abril. Todas passaram a integrar o catálogo por serem fruto de doação ou premiação.

Ao estabelecer um diálogo harmonioso entre as obras, Barja privilegiou artistas brasileiros de múltiplas linguagens, que assinam obras recentes. Na galeria, serão expostos desenhos, esculturas, pinturas, gravuras, fotografias, vídeos, instalações e objetos. “Montamos uma exposição multimídia, de arte contemporânea, que segue tendências atuais da arte brasileira”, afirma ele. Todos os itens provenientes de prêmios aquisitivos foram arrematados em dez salões e eventos de premiação, realizados entre 1990 e 2014.

Dentre os muitos representantes desta múltipla identidade cultural, destaca-se um autorretrato do artista paulistano Alex Flemming, com intervenções em colagem. A obra foi entregue ao museu no início deste mês. Da lavra da franco-americana Courtney Smith, foi selecionada uma representação da deusa Vênus, pintada com o fluxo menstrual da própria artista. Nome de destaque da classe artística local, Ralph Gehre também tem o quadro Aqui Estou, um acrílico sobre tela com padronagem gráfica, exibido na exposição. Rosângela Rennó, Gê Orthof e Mário Cravo Neto integram a lista de artistas cujas obras foram selecionadas para a mostra.

Veja a lista completa de artistas participantes:

Alex Flemming, Ana Miguel, André Hauck, André Terayama, Arthur Omar, Avatar Moraes, Beralda Altenfelder, Beto Shwafaty, Carlos Borges, Caroline Valansi, Cláudia Andujar, Courtney Smith, Cristina Salgado, Elder Rocha, Erica Ferrari, Evandro Salles, Fabio Baroli, Felipe Abdala, Félix Bressan, Fernando Aquino, Gaspare Di Caro, Gê Orthof, Geórgia Kyriakakis, Hermínia Metzler, Ivens Machado, José Patrício, Laura Lima, Lucia Koch, Lucia Laguna, Luiz Braga, Marcelo Feijó, Mário Cravo Neto, Maurício Ruiz, Miguel Rio Branco, Nazareno, Odires Mlászho, Osmar Dalio, Paulo Monteiro, Pedro David, Ralph Gehre, Regina de Paula, Rinaldo José da Silva, Rita Medeiros, Rodrigo Braga, Rodrigo Paglieri, Rosângela Rennó, Sanagê Cardoso, Sandra Rey, Sara Ramo, Sergio Lucena, Tatiana Grinberg, Vicente de Mello, Vilma Sonaglio.

Sobre o MuN – O Museu Nacional de Brasília é um equipamento de Secretaria de Cultura do Distrito Federal, integrante do Conjunto Cultural da República. Espaço que insere Brasília no circuito internacional de arte, ele é utilizado para exposições itinerantes, palestras, mostra de filmes, seminários e eventos. Sua vocação contribui para uma educação democrática e cultural, além de estimular o turismo na cidade.

SERVIÇO:

Exposição Acervos em Movimento III – Aquisições e Doações

Museu Nacional de Brasília

Conjunto Cultural da República, lote 2 – Eixo Monumental

Telefone: 3325-5220.

Visitação: Terça a domingo, 9h às 18h30.

De 31 de janeiro a 5 de abril.

Grátis.

Informações para a Imprensa:

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Cultura do Distrito Federal

(61) 3325-6220

comunicacao.secultdf@gmail.com