Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/06/14 às 11h32 - Atualizado em 13/11/18 às 14h49

Museu Nacional apresenta programação especial para período da Copa do Mundo

COMPARTILHAR


Exposições começam nesta quarta-feira (11)

Em clima de confraternização, o Museu Nacional, localizado na área central de Brasília, recebe mostras artísticas nacionais e internacionais durante a Copa do Mundo de 2014. Projetado por Oscar Niemeyer, a grande cúpula atrai olhares pela arquitetura moderna e convida turistas e moradores da cidade a participar das atividades culturais nas áreas externa e interna do museu.


Exposição “ENTRECOPAS”

A exposição ENTRECOPAS foi criada para comemorar a segunda Copa do Mundo no Brasil. A intenção é mostrar ao mundo o que foi produzido no País desde 1950, quando sediou um mundial de futebol pela primeira vez. São 375 obras de arte nacional que revelam expressividade na cultura visual brasileira contemporânea.

Serviço:

Data: 11 de junho a 27 de julho

Horário de visitação: terça a domingo, das 9h às 18h30

Curadoria: Wagner Barja


Exposição “Vamos Jogar Bola”

Para mostrar aos outros estados brasileiros que no Distrito Federal existe, sim, futebol, o fotógrafo brasiliense Beto Barata reúne no livro “Vamos Jogar Bola!” fotos em preto e branco de partidas locais. Das 110 fotos da obra, 43 estarão expostas no Museu Nacional. As fotografias de lances em campos de todo o DF comemoram o lançamento do livro.

Serviço:

Data: 10 de junho a 15 de julho

Horário de visitação: terça a domingo, das 9h às 18h30


Luís Felipe Noé – Século XXI

O Museu Nacional de Brasília e a Embaixada da Argentina no Brasil trazem para a cidade a exposição do artista argentino Luís Felipe Noé, Século XXI. Entre as sete obras de grande porte, concebidas com colagens de papel e outros materiais, está 'La estática velocidade', maior trabalho já criado pelo artista com 11 metros de largura, três de altura e 180 kg.

Serviço:

Data: 10 de junho a 20 de julho

Horário de visitação: terça a domingo, das 9h às 18h30

Curadoria: Cecilia Ivanchevich


Espaço Cultura 2014

Montado no anexo do Museu Nacional, o stand de 200m² do Ministério da Cultura é um espaço aberto a turistas e moradores com o desejo de conhecer um pouco mais da cultura brasileira. Estarão à disposição dos visitantes painéis interativos com informações culturais e obras do acervo do museu.

Serviço:

Data: 11 de junho a 15 de julho

Horário de visitação: terça a domingo, das 9h às 18h30


Mosaico Romano

Recentemente descoberto em uma escavação arqueológica, o inédito mosaico policromo “Busto de Atleta”, obra-prima dos Museus Capitolinos de Roma, estará em exposição no Museu Nacional de Brasília. A obra, nunca antes exposta ao público, retrata a imagem de um atleta romano do século II depois de Cristo.

Serviço:

Data: todo o mês de junho

Horário de visitação: terça a domingo, das 9h às 18h30

Curadoria: Embaixada da Itália com os Museus Capitolinos romanos


Construtores de Brasília

Na área externa do Museu Nacional, estarão expostos painéis para homenagear construtores e artistas que trabalham na edificação de Brasília. A mostra exibe a evolução da capital federal ao longo do tempo.

Serviço:

Data: 10 de junho a 13 de julho

Horário de visitação: livre


Mostra de Cinema do Cine-Sesc-Museu

Em parceria com o Serviço Social do Comércio, o Museu Nacional apresenta aos amantes de futebol mostras cinematográficas sobre o esporte.

Serviço:

Data: 1 a 4 de julho