Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/03/13 às 12h26 - Atualizado em 13/11/18 às 14h38

Museu da Memória Candanga promove o evento “Gravura – Grabado: Um Lugar no Mundo”

COMPARTILHAR

O Museu Vivo da Memória Candanga promove entre 23 de março a 18 de maio de 2013, na sede do Museu, no Foyer da Sala Villa Lobos do Teatro Nacional e na Sala Rubem Valentim, do Espaço Cultural Renato Russo o evento “Gravura – Grabado: Um lugar no mundo”, que inclui as exposições: “Marcas Gravadas”, de 23/03 a 18/05/2013; “Tondos: Carlos Pamparana”, de 10/04/2013 a 10/05/2013 e “Brasil/Argentina/Gráfica”, de 12/04 a 12/05/2013 e ainda as oficinas: “Colagrafia”, de 15 a 17/04/2013 e “Gravura – Maneira Japonesa”, de 15/04 a 17/04/2013, ambas coordenadas pelo artista argentino Carlos Pamparana.

O evento é uma promoção do Museu Vivo da Memória Candanga, Secretaria de Cultura do DF e o grupo “Gravura em Foco” e conta com apoio da Embaixada da Argentina em Brasília e é composto por exposições e oficinas abertas ao público.

Exposições

Marcas Gravadas, de 23/3 a 18/5/2013 na Galeria do Museu Vivo da Memória Candanga.Visitação de segunda a sábado das 9h às 17h.

A Exposição “Marcas Gravadas – 1ª Troca Internacional de Marcadores do grupo Gravura em Foco” é um projeto concebido para promover o intercâmbio de marcadores de livros entre gravadores das mais variadas localidades nacionais e internacionais. O projeto visa, também, à exposição dos marcadores recebidos, valorizando a produção dos artistas e tornando suas obras conhecidas em lugares que provavelmente jamais teriam oportunidade de expor. O objetivo é, ainda, promover Brasília, seus espaços culturais e divulgar a gravura.

Nesta edição, integram obras de brasileiros de vários estados (DF, SP, PR, SC, RS, PE, RJ, MG) e países como (Argentina, Itália, México e EUA).

Tondos: Carlos Pamparana, de 10 de abril a 10 de maio no Foyer da Sala Villa Lobos do Teatro Nacional Cláudio Santoro.Visitação de terça a domingo das 9h às 21h.

Carlos Pamparana, Gravador argentino, nascido em La Plata, província de Buenos Aires, licenciado em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes/UNLP. Desde 1978, participou de 130 exposições coletivas. Diretor e fundador do Museo Nomade del Grabado – Munogra entidade criada em 2006 e que tem em seu acervo mais de 3000 obras de artistas de todo o mundo. Tem como objetivo, preservar, divulgar e fazer curadorias de exposições em instituições que vão desde Museus, Galerias, Escolas, Sindicatos, Clubes, etc. Sua ideia central é divulgar a gravura em todas as suas formas. Em 2011, organizou a I Bienal de Gravura em Pequeno Formato na UBA – Universidade de Buenos Aires, com 800 gravuras recebidas de todo o mundo, em 2012 realizou na Galeria Arcimboldo de Buenos Aires, as exposição Argentina-México-Gráfica.

Em sua primeira visita ao Brasil, Pamparana participa de eventos em São Paulo e Brasília. Na capital paulista estará no evento SP Estampa, no Studio Cristina Botallo, com as exposições de Gravura Latino-Americana, com a presença de 100 gravadores latinos, numa exposição de seus trabalhos junto com a artista Cristina Botallo. Também em abril em Brasília, toma parte do Evento Gravura-Grabado: Um lugar no Mundo, as exposições Tondos – Carlos Pamparana e Brasil/Argentina/Gráfica .

Sobre a Mostra Tondos Carlos Pamparana escreve: “A série Tondos começou com a ruptura do estereótipo do quadrado e do retângulo. A escolha foi a forma circular. Os primeiros Tondos eram limitadores de matrizes móveis que se vão intercalando e o resultado são monotipias, mais perto da ideia do múltiplo que da seriação tradicional da gravura. As estampas, em uma segunda etapa, se realizaram rompendo esse circulo limitador, superpondo e justapondo formas plenas de cor e transparências, formas geométricas que se vão imbricando, as matrizes que foram a principio, só colagrafias foram se enriquecendo com xilogravuras, linóleos e chapas em alguns casos.

O significado da palavra Tondo vem do Italiano rotondo, redondo. O círculo ou disco está considerado com frequência, emblema solar, retorno a unidade, após a multiplicidade simbólica o céu ou a eternidade é a perfeição em psicologia, ou a totalidade.

O ato de incluir formas dentro dos Tondos tem um duplo sentido: de dentro implica numa limitação, e de fora, constitui a defesa de tais conteúdos físicos ou psíquicos, que se protegem das ameaças do exterior, do caos ou do perigo”.

Brasil/Argentina/Gráfica: De 12 de abril a 12 de maio na Sala Ruben Valentim do Espaço Cultural Renato Russo. Visitação de segunda à domingo das 9h às 21h.

A mostra vai reunir gravuras de artistas brasileiros e argentinos e foi apresentada assim por Carlos Pamparana: “Esta mostra é um sonho compartilhado e cumprido. Começou a tomar forma na visita de Naná de Sousa e dos artistas do Gravura em Foco a minha casa ateliê no ano de 2012. A ideia inicial era realizar uma mostra de gravadores brasileiros e argentinos que estivessem em atividade, trabalhando em seus respectivos ateliers.

Esta mostra se expandirá a outros espaços do Brasil e da Argentina, durante o ano de 2013 e finalmente se converterá em mostra itinerante. Podemos falar em panorama, um recorte da realidade de dois países que se enriquecem mutuamente.

Os movimentos se gestam quando pessoas se reúnem para dar uma resposta comum a um determinado contexto cultural. Aproveitando esta união que hoje se dá, e este contexto favorável de intercâmbio, sejamos antropófagos, devoremo-nos mutuamente, reinventando-nos desde as interrogações do outro. Comecemos a dialogar”.

Brasileiros:                                          Argentinos:            
1- Cecile Martins                                 1- Alejandra Winkhaus 
2- Eliana Leonir                                   2- Carlos Pamparana
3- Gerson Guimarães                           3- Deborah Chapman
4- Luciana Guimarães                          4- Eva Farji
5- Marisa Matos                                  5- Fernando Polito
6- Naná de Sousa                                6- Gustavo Larsen
7- Valdinei Bezerra                              7- Hilda paz
8- Tita Guedes                                    8- Juan Orellana
9- Nininha                                           9- Julieta Warman
10- Luciano Ogura                               10- Liliana Esteban
11- Luiz Officina                                 11- Lorena Pradal
12- Maria Regina Pinto                        12- Marcela Miranda
13- Yolanda Carvalho                           13- Marina Rothberg
14- Helena Lopes                                 14- Mônica Vidal
15- Cristina Botallo                              15- Paulo Delfini
16- Carola Trimano                              16- Robert Koch
17- Constança Lucas
18- Maura Andrade

Oficinas

Colagrafia
A colagrafia é uma técnica experimental de gravura, consiste em elaborar uma matriz a base de colagem sobre um suporte de elementos que possam ser entintados e impressos. Sua principal abordagem no mundo gráfico é a substituição das matrizes tradicionais por outras radicalmente distintas.

Colagrafia, de 15 a 17/04/2013, das 9h às 12h, Museu Vivo da Memória Candanga, Via Epia Sul, SPMS, lote D. Capacidade 20 participantes maiores de 16 anos. Investimento R$ 120,00, a serem recolhidos em espécie pelo Grupo Gravura em Foco. Inscrições devem ser feitas pessoalmente na Oficina de Gravura, Casa Rosa, das 9h ás 17h. Sem pré-requisito. Lista de material de responsabilidade do aluno será distribuída por ocasião da inscrição.

Gravura – Maneira Japonesa
O “moku hanga” distingui-se da xilogravura ocidental, entre outras coisas, pela utilização de pigmentos à base d’agua, um sistema de gravação particular que pode adaptar-se a diferentes técnicas de gravura contemporânea e o uso do barem, ferramenta usada para impressão.

 Gravura – Maneira Japonesa de 15/04 a 17/04/2013, : 19h 30 às 22h30, Museu Vivo da Memória Candanga, Via Epia Sul, SPMS, lote D. Capacidade 20 participantes maiores de 16 anos. Investimento R$ 120,00. a serem recolhidos em espécie pelo Grupo Gravura em Foco. Inscrições devem ser feitas pessoalmente na Oficina de Gravura, Casa Rosa, das 9h ás 17h. Sem pré-requisito. Lista de material de responsabilidade do aluno será distribuída por ocasião da inscrição.