Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/04/20 às 16h24 - Atualizado em 30/04/20 às 14h09

Museu da Cidade e Espaço Lúcio Costa são os destinos do “Rolê Cultural”

COMPARTILHAR

Projeto de visitação virtual aos espaços culturais da Secec é parte do programa “Conecta Cultura”

 

Em sua terceira semana, a série “Rolê Cultural” vai ao coração de Brasília para mostrar o Centro Cultural Três Poderes. Dividido em duas partes, o episódio que vai vai ao ar nesta quarta-feira (29), apresenta ao público dois mais importantes e históricos museus da capital: Museu da Cidade e Espaço Lúcio Costa.

 

O tour entre os dois centros culturais e turísticos da cidade será uma verdadeira aula de história, mostrando curiosidades, e o significado dos dois espaços.

 

Desta vez, o Rolê desembarca primeiro no Museu Histórico de Brasília, conhecido como “Museu da Cidade”. Projetado por Oscar Niemeyer, é o primeiro de Brasília e foi inaugurado junto com a capital, e reúne obras e documentos que percorrem a linha do tempo desde a  idealização até a construção da cidade.

 

No segundo momento, o público entrará nas dependências do Espaço Lúcio Costa.  Em homenagem ao urbanista que planejou a estrutura de Brasília, esta parte do CC3P foi inaugurada em 1992, também projetada por Niemeyer.

 

Muito visitado por grupos de estudantes e turistas, o Espaço Lúcio Costa abriga a Maquete de Brasília, rodeada por uma galeria onde se encontram cópias dos croquis do Plano Piloto apresentados por Lúcio Costa em um concurso na década de 1950. A maquete que percorre as duas asas de Brasília e seu Plano Piloto foi reconhecida pela Unesco como patrimônio cultural da humanidade.

 

Na próxima semana, o Rolê Cultural levará aos internautas ao Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, que também compõe o CC3P.

 

Para o gerente do centro cultural, Rafael Rangel o Rolê Cultural não será só mais uma alternativa virtual de visitação, mas também continua o trabalho contínuo de acesso cultural à população. “O Rolê Cultural é uma iniciativa que visa levar um pouco dos nossos museus para dentro da casa de cada um. É a maneira que encontramos de nos mantermos unidos, mesmo à distância”, destaca.

 

O que é o Rolê Cultural?

A série de vídeos que percorre os equipamentos mostrando detalhes e curiosidades sobre cada um deles, é parte do programa “Conecta Cultura”, que oferece produções culturais on-line durante o período de isolamento social.

 

A ideia do Rolê Cultural é que os vídeos funcionem como espécie de visita guiada virtual, mostrando de maneira objetiva os museus. O trabalho em formato virtual é parte do esforço da Secec em trazer soluções criativas durante o período de isolamento social necessário para conter o avanço da pandemia da Covid-19.

O projeto é fruto de iniciativa coletiva de servidores da Secec, gerentes dos equipamentos e tem apoio da Rádio Cultura.

 

Os vídeos da série Rolê Cultural serão publicados às quartas-feiras no site e nos canais oficiais da Secec:

www.cultura.df.gov.br/role-cultural

Facebook: @sececdf

Instagram: @sececdf

Twitter: @sececdf