Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/06/16 às 12h42 - Atualizado em 13/11/18 às 14h50

MPI recebe teatro de miniaturas nesta semana

COMPARTILHAR

Espetáculo Cabeças Vorazes brinca com o minimalismo

O Memorial dos Povos Indígenas apresenta, nos dia 18 e 19 de junho, o espetáculo Cabeças Vorazes, do grupo As Caixeiras Cia. De Bonecas. Trata-se de um espetáculo de Teatro em Miniatura que brinca com o pequeno, tanto em relação aos personagens/bonecos, quanto ao tempo de duração. Com apenas 10 minutos por sessão, o espetáculo é encenado dentro de uma estrutura móvel para apenas 8 pessoas por vez. Durante 1h30, podem ser realizadas cerca de 8 sessões. A mobilidade dessa estrutura permite a circulação do espetáculo por diferentes locais.

Contemplado pelo Prêmio Myriam Muniz de Montagem Teatral, concedido pela Funarte, o novo espetáculo do grupo As Caixeiras Cia. de Bonecas, Cabeças Vorazes, é inspirado no mito indígena, comum aos povos da região do Rio Guaporé, no estado de Rondônia, na Amazônia Brasileira e que possui diversas versões descritas pela antropóloga Betty Mindlin, no livro Moquecas de Maridos.

As Caixeiras Cia. De Bonecas optaram por encenar a versão que é atribuída ao povo Makurap. O espetáculo conta a história de um homem e de uma mulher que todas as noites dormem abraçados na rede. De madrugada, a cabeça da mulher se desprende de seu corpo e vai comer em outras malocas de aldeias distantes. Antes do amanhecer, a cabeça da mulher volta e cola em seu corpo outra vez. Assim ocorre todas as noites. Mas, numa dessas madrugadas, a mãe da moça encontra o corpo decapitado de sua filha na rede, ao lado do marido. A partir desse momento a vida do casal não será mais a mesma…

A opção pelo Teatro em Miniatura, bem como pela estrutura móvel e reduzida se deu pela experiência do grupo com o Teatro Lambe-lambe, oferecendo ao público uma atmosfera intimista e uma maneira inusitada de aproximar-se das culturas indígenas e do Teatro de Animação.

As Caixeiras têm grande interesse em difundir histórias que refletem a diversidade cultural no Brasil. Assim, o grupo vem realizando montagens teatrais que são apresentadas em ruas, escolas, pátios e praças de diferentes cidades e países, no intuito de aproximar o público de boas histórias, que provoquem reflexões e ofereçam novas perspectivas sobre a experiência humana.

O que: Cabeças Vorazes – Teatro de Miniaturas

Onde: Memorial dos Povos Indígenas

Quando: 18 e 19 de junho, das 15h às 16h30